As tentativas de golpe através do aplicativo de mensagens WhatsApp e também SMS são cada vez mais frequentes. Criminosos se aproveitam da falta de instrução de alguns cidadãos e até a falta de atenção para tirar proveito.
Recentemente golpistas surgiram utilizando o nome da Caixa Econômica Federal para enganar e lesar a população através do pix (pagamento instantâneo brasileiro). Quem ainda não recebeu uma mensagem como esta:
Tem golpista utilizando até mensagens via SMS para tentar enganar a população. Veja abaixo:
Para qualquer dos casos, a reposta da Caixa Econômica é a mesma: é golpe! Em nota enviada nesta tarde, a CEF enfatizou que não envia esse tipo de mensagem e recomenda que o cidadão não compartilhe dados pessoais.
“A CAIXA informa que não envia SMS com link e só envia e-mails se o cliente autorizar. O banco orienta que os cidadãos utilizem única e exclusivamente seus canais oficiais para buscar informações e acesso aos serviços, jamais compartilhando dados pessoais, usuário de login e senha. Senhas e cartões são pessoais e intransferíveis.
A CAIXA monitora seus produtos e serviços e atua conjuntamente com a Polícia Federal e demais órgãos de segurança pública na identificação e investigação de casos suspeitos e na prevenção a fraudes e golpes.
Caso o cliente desconfie de alguma ligação, importante desligar o telefone, procurar o seu gerente na agência ou retornar para o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC): 0800 726 01 01, ligando de outro número de telefone ou, preferencialmente, alguns minutos após a ligação suspeita”
Também em nota, a Caixa assegura que jamais solicita senhas ou assinaturas eletrônicas na mesma página e reforça que ao clicar em links suspeitos, os cidadãos estão sujeitos a terem programas espiões instalados em celulares ou computadores.
Principais Cuidados:
– Não forneça senhas ou outros dados de acesso em sites ou aplicativos não oficiais, bem como em ligações telefônicas.
– Links suspeitos podem levar à instalação de programas espiões, que podem ficar ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário.
– Utilizar sempre navegadores e softwares de antivírus atualizados.
– A Caixa jamais solicita senha e assinatura eletrônica numa mesma página, sendo a assinatura digitada somente por meio da imagem do teclado virtual.
– A Caixa não solicita ao cliente o desbloqueio ou cadastramento de novos dispositivos móveis (celulares).
O banco disponibiliza orientações de segurança em seu portal da internet (www.caixa.gov.br/seguranca).
Fonte: Alagoas 24 horas
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