A concessão de empréstimos do crédito consignado do Auxílio Brasil está suspensa desde as 18h de 6ª feira (21.out.2022) até as 7h da próxima 2ª feira (24.out), informou a Caixa Econômica Federal. Segundo a instituição, uma manutenção tecnológica interrompeu a oferta.
“A Dataprev e a Caixa realizarão manutenção programada em seus ambientes tecnológicos. Com isso, a operação do Consignado Auxílio ficará indisponível em todos os canais de 18h desta sexta-feira até 7h da próxima segunda-feira”, informou o banco em comunicado.
Desde o dia 11, a Caixa oferece o crédito consignado do Auxílio Brasil com juros de 3,45% ao ano. O empréstimo, descontado diretamente do benefício, pode ser dividido em 24 meses, com prestação mínima de R$ 15 e máxima de 40% do valor do benefício.
Só pode ter acesso à linha de crédito o responsável familiar que recebe o Auxílio Brasil há pelo menos 90 dias e que não tenha deixado de comparecer a qualquer convocação de recadastramento do Ministério da Cidadania.
TCU RECOMENDA SUSPENSÃO
O TCU (Tribunal de Contas da União) recomendou em parecer técnico a suspensão do empréstimo consignado do Auxílio Brasil. A interpretação da área técnica da corte de contas é que poderia interferir nas eleições presidenciais.
O tribunal pediu que a Caixa explique em 5 dias úteis, contados a partir de 5ª feira (20.out), o motivo pelo qual começou a fazer o empréstimo consignado em outubro, durante o período eleitoral.
O pedido de suspensão do consignado foi feito primeiramente pelo Ministério Público junto ao Tribunal de Contas na 3ª feira (18.out). Argumentou que a medida do governo federal pode ter sido implementada para beneficiar eleitoralmente o presidente Jair Bolsonaro (PL).
Na solicitação, o MP afirmou que a possível finalidade eleitoral do consignado pode caracterizar “crime de responsabilidade, por atentar contra a segurança interna do país e a probidade na Administração Pública”.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.