As circunstâncias que levaram à morte de uma criança no município de Palmeira dos Índios, ocorrida nessa quarta-feira (31), estão sendo investigadas pela prefeitura da cidade e pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde o óbito foi confirmado.
A intenção é saber se houve negligência na conduta dos profissionais que fizeram o atendimento.
Residente do bairro Vila Maria, a criança deu entrada na UPA, na segunda-feira (29), e voltou na terça-feira (30), com quadro febril e tosse. Na manhã dessa quarta (31), ela retornou à Pediatria 24h, mas sem febre, porém, apresentou quadro convulsivo e desconforto respiratório, vindo a falecer.
A sindicância instaurada pela Corregedoria Municipal de Palmeira dos Índios vai avaliar, inicialmente, a conduta dos profissionais, com base nos protocolos e o laudo do Serviço de Verificação de Óbito (SVO).
De acordo com a prefeitura, a equipe médica do setor de pediatria informou à família que seria necessário passar pelo SVO para que a morte seja investigada pela perícia forense. A direção médica repassou todos os procedimentos anotados no prontuário e explicou a importância de se apurar as circunstâncias.
“Não podemos classificar como algo normal, porque houve o óbito de uma criança. Quais os procedimentos? Foram pedidos exames laboratoriais? Exames de imagem? Que tipo de protocolo os profissionais seguiram? Precisamos apurar as responsabilidades e buscar respostas para a família, aos pais que choram a morte de um filho e à sociedade. Lamento, profundamente, o ocorrido e vamos prestar todo apoio à família”, afirmou o prefeito Júlio Cezar.
Representantes da Secretaria Municipal de Saúde também estiveram na Unidade de Pronto Atendimento para conversar com os profissionais de plantão.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.