Começou nessa segunda-feira (20), às 18h25, o Outono. A estação se destaca pela queda das folhas das árvores e também da temperatura. Os dias começam a ser um pouco mais curtos e noites mais longas. Para Alagoas, segundo o meteorologista da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Vinicius Pinho, a previsão é de chuvas intensas para todas as regiões do Estado. A estação vai até 21 de junho, às 11h58.
Conforme explica, as chuvas devem ficar dentro ou acima da normalidade, com antecipação da quadra chuvosa para o final do mês de março ou início de abril. O outono é uma estação de transição do verão bastante quente e chuvosa para o inverno, que tem temperatura mais baixa e tempo mais seco.
“Todos os modelos meteorológicos indicam que devemos ter chuvas dentro da normalidade ou até acima. Outono é uma fase importante por ser uma transição do período seco para o chuvoso. Nosso período chuvoso pode se antecipar para o começo de abril e teremos bons períodos de chuva, principalmente nos meses de abril, maio e junho. É um bom volume de chuva para todo estado”, disse Vinicius.
Com relação à temperatura, diferente de outras regiões do país, aqui em Alagoas, a temperatura não deve alterar tanto, mas haverá um decréscimo. “A temperatura ficará dentro da normalidade. Haverá um decréscimo gradual das temperaturas máximas ao longo do dia, não vamos sentir um frio intenso”, ressalta o meteorologista.
No estado, também é esperado para o período a chamada “quadra chuvosa”, que tem previsão para ocorrer a partir da segunda semana de abril, mas que este ano deve se antecipar. “Temos que estar sempre preparados para o pior, mas isso não quer dizer que será igual a 2022, mas esperamos um bom volume de chuvas, principalmente, na metade Leste, no Sertão e região do Semiárido alagoano”, finaliza Pinho.
INMET
De acordo com o Inmet, nos próximos dias podem ocorrer chuvas intensas em Alagoas, com risco de perigo potencial, principalmente no Leste alagoano. Na capital, até sexta-feira, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuvas e, em alguns dias, presença de trovoadas em locais isolados.
NORDESTE
Até o final do mês de março, os maiores volumes de chuva devem se concentrar em áreas dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, sertão pernambucano e noroeste da Bahia. Segundo o Inmet, os volumes podem ultrapassar os 90 mm.
A previsão é de chuvas acima da média em grande parte da região. Segundo o Inmet, as chuvas deverão persistir em áreas mais ao norte devido à permanência da Zona de Convergência Intertropical.
Já as temperaturas permanecerão próximas à média, desde a costa do Maranhão até Alagoas, entretanto, no interior do nordeste, a previsão é de temperaturas mais elevadas.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.