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17/11/2022 08:20
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Servidores são capacitados para acompanhar plataforma Fala.Br

Ferramenta passou a ser utilizada como único canal de entrada das demandas e manifestações para a Ouvidoria da Ufal
/ Foto: Divulgação/Assessoria
UFAL

Dezenas de servidores da Ufal para participaram de um treinamento on-line, no último dia 10, para capacitá-los a acompanhar o andamento das manifestações da Ouvidoria. O evento foi uma iniciativa do órgão por meio de demandas da Corregedoria Geral da União (CGU) que pediu o cumprimento das tramitações da Ufal apenas pela plataforma Fala.Br.

A ferramenta já está funcionando e cada unidade indicou dois servidores para gerenciar algumas funcionalidades. O Fala.Br passou a ser o único canal de entrada das manifestações destinadas à Ouvidoria. Todas as tramitações deixam de ser realizadas por meio do Sipac ou e-mail e também devem ocorrer apenas no novo canal.

Qualquer pessoa que deseja realizar elogios, sugestões, solicitações e reclamações deve procurar a unidade a que se destina a manifestação. De acordo com a Georgina Bomfim, servidora da Ouvidoria-Geral da Ufal, as pessoas podem utilizar o Fala.Br quando não tiverem resolvido suas questões.

“Uma reclamação ou uma solicitação [por exemplo] primeiro é feita na unidade de base. Se a unidade não resolve, o solicitante deve levar isso para a Ouvidoria com todas as provas, todos os elementos que comprovem que a pessoa tentou resolver junto a uma coordenação ou uma área administrativa e não teve sucesso”, destacou.

Já para casos de denúncia, a tramitação não passa pela unidade de base. “Tanto as unidades administrativas quanto acadêmicas não fazem gerência das denúncias. Então, as denúncias, com seus elementos de autoria e de materialidade, devem ser formalizadas diretamente no sistema Fala.Br”, reforçou.

Georgina lembra também que as unidades que ainda não indicaram os servidores para acompanhar as manifestações devem fazer isso por meio do formulário eletrônico clicando aqui .

Sobre a mudança de tramitação para a plataforma

Seguindo uma exigência da CGU, por meio da portaria n? 581/2021-CGU, a Ufal e todas as entidades do Poder Executivo passaram a utilizar a plataforma.

O site integra o Sistema Nacional Informatizado de Ouvidorias (e-Ouv) e o Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-Sic). A iniciativa foi idealizada para simplificar e modernizar o acesso do público na manifestação de opiniões e solicitações de acesso à informações.

A integração dos sistemas abre caminho para novas funcionalidades, e concentra as ferramentas de controle social num único local, facilitando os meios para o contato com a Universidade. Pelo Fala.BR a comunidade pode solicitar acesso à informações em posse do Governo Federal; denunciar atos ilícitos praticados por agentes públicos; fazer elogios; abrir reclamações, solicitações e enviar sugestões.

Nesta junção foi criado o Simplifique, nova opção que possibilita ao público oferecer propostas para desburocratização do serviço público. A plataforma do Fala.BR foi desenvolvida pela CGU para permitir o cumprimento da Lei de Acesso à Informação e do Código de Defesa dos Usuários de Serviços Públicos.

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