Pescadores do Litoral Norte denunciam que centenas de peixes foram encontrados mortos, na manhã desta terça-feira (24), em um trecho do Rio Santo Antônio, próximo à praia, no município da Barra de Santo Antônio. A situação já foi informada ao Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), que enviou uma equipe de técnicos do órgão ao local para averiguar e investigar a situação relatada pelos pescadores.
O trabalho dos técnicos consiste no recolhimento de alguns peixes mortos para exames laboratoriais, além de amostras da água do rio Santo Antônio, material que será examinado no laboratório do órgão, em Maceió, e que cujo resultado pode apontar as causas da mortandade do pescado na região.
Conforme denúncias que chegaram ao conhecimento do órgão ambiental, a poluição das águas do Rio Santo Antônio resultaria do despejo de dejetos e produtos químicos usados na lavoura da cana-de-açúcar, que, segundo eles, são jogados no rio por uma usina instalada na região. A tiborna ou a vinhaça é a sobra do processamento da cana na fabricação do etanol ou do açúcar e seria jogada diretamente no rio. Todavia, ainda não há confirmação sobre a denúncia.
A venda e o consumo de pescado são um meio importante de sobrevivência das comunidades que residem nas margens do rio e que necessitam da atividade regular da pesca. O temor dos pescadores e dos representantes da comunidade é que o pescado seja contaminado com algum agente químico e fique impróprio para o consumo, o que causaria um impacto econômico significativo na região, inclusive para o segmento do turismo, que utiliza grande parte dos frutos do rio e do mar, nos pratos fornecidos pelos restaurantes aos turistas que visitam a região.
Procurado pela nossa reportagem, o IMA confirmou, através da nota abaixo, o deslocamento de uma equipe de técnicos para verificar a denúncia feita pelas comunidades de pescadores da região.
CONFIRA A NOTA
O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL) informa que uma equipe do laboratório está se deslocando, nesta terça-feira, (24), até o município de Barra de Santo Antônio, no Litoral Norte de Alagoas, para verificar a denúncia de mortandade de peixes e fazer coletas da água do rio Santo Antônio. A partir dos resultados das análises, o IMA vai adotar todas as medidas cabíveis.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.