Um dos mais longevos primeiros-ministros do Japão, Shinzo Abe foi alvo de um ex-membro da Marinha (por causa da 2ª Guerra Mundial, na verdade, o país não pode ter forças militares), que deu tiros pelas costas do ex-premiê. O atentado aconteceu na cidade de Nara, enquanto Abe fazia um discurso para seu partido. No domingo, o país terá eleições para a Câmara Alta do Parlamento.
Segundo informações de autoridades e da mídia local, Abe foi atingido às 11h desta sexta-feira (8/7, horário do Japão) e teve uma parada cardíaca quando foi levado de helicóptero para o hospital. Os serviços de emergência disseram que ele foi ferido no lado direito do pescoço e na clavícula esquerda.
Veja como aconteceu:
A anatomia de um atentado | Como foi o ataque que vitimou Shinzo Abe.
— Metrópoles (@Metropoles) July 8, 2022
Ex-premiê discursava quando foi atacado pelas costas. Registros de cinegrafistas e populares ajudam a entender a dinâmica do crime. pic.twitter.com/0HyhdTSRTJ
Autoridades afirmaram que polícia prendeu um homem de 42 anos no local. O nome dele seria Tetsuya Yamagami, morador de Nara. De acordo com a Fuji TV, ele teria deixado a força marítima em 2005. Ainda não se sabe o motivo do atentado.
A arma usada contra o ex-premiê é caseira. No Japão, a posse de arma é muito restrita e a lei não permite que cidadãos tenham revólveres. Somente caçadores licenciados podem possuir apenas rifles.
Com 67 anos, Abe assumiu o cargo de premiê por um período curto, entre 2006 e 2007, antes de ocupar a posição de forma permanente de 2012 a 2020, pelo Partido Liberal Democrata, de centro-direita. Renunciou por causa de uma série de doenças, inclusive uma úlcera grave.
Fonte: Metrópoles
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.