A Coreia do Norte realizou um exercício militar há poucas semanas no qual testou um míssil balístico intercontinental com capacidade de viajar por cerca de 15 mil quilômetros — distância superior à necessária para atingir Washington, capital dos Estados Unidos.
Chamado de Hwasong-17, o míssil balístico intercontinental pesa entre 80 mil e 150 mil quilos, tem cerca de 25 m de altura e até 2,9 metros de diâmetro. Estima-se que o armamento possa transportar até 3,5 mil quilos de munição.
Segundo a agência estatal de notícias KCNA, o teste realizado pela Coreia do Norte com o Hwasong-17 em meados de novembro foi um "marco crucial no fortalecimento das forças nucleares". O projétil voou 999,2 quilômetros antes de cair nas águas do Mar do Japão. O armamento atingiu 6.040,9 quilômetros de altura máxima.
De acordo com informações da agência AFP, citando analistas e o Exército da Coreia do Sul, o lançamento do Hwasong-17 pode ter sido o primeiro bem-sucedido de um míssil intercontinental norte-coreano.
Especialistas acreditam que o tamanho do projétil, desenvolvido para levar várias ogivas, o torne alvo fácil em um hipotético ataque preventivo para defesa.
"Se o inimigo continuar nos ameaçando com meios de ataque nuclear, nosso partido e governo responderão resolutamente com armas nucleares por armas nucleares e confronto frontal por confronto frontal", ameaçou Kim.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.