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23/01/2023 14:33
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Escândalo de banqueiro que urinou em passageira rende multa a aérea indiana

O banqueiro, de nacionalidade indiana, supostamente urinou em uma mulher de 72 anos na classe executiva de um voo de Nova York para Nova Delhi
Incidente aconteceu em voo da Air India / Foto: Yatrik Sheth/Getty Images
Redação com UOL

As autoridades indianas multaram a companhia aérea Air India em US$ 37 mil (R$ 192,7 mil) por sua gestão do incidente no qual um alto executivo do banco americano Wells Fargo foi acusado de urinar bêbado em uma passageira, informou a imprensa local neste sábado (21).

O banqueiro, de nacionalidade indiana, supostamente urinou em uma mulher de 72 anos na classe executiva de um voo de Nova York para Nova Delhi, em 26 de novembro. 

A Diretoria Geral de Aviação Civil da Índia multou a Air India em três milhões de rúpias (US$ 37 mil) e multou o diretor de serviços de bordo da companhia aérea em 300 mil (US$ 3.700 ou R$ 19,3 mil).

 

As autoridades também suspenderam a licença do piloto do voo por três meses, por "não cumprir com seu dever" de garantir a segurança e a disciplina.

Inicialmente, o homem foi autorizado a desembarcar normalmente na Índia, mas foi preso semanas depois quando o caso recebeu ampla cobertura midiática.

 

O Wells Fargo demitiu o banqueiro do cargo de vice-presidente de operações indianas, após as acusações "profundamente perturbadoras". A Air India enfrentou duras críticas pela gestão da situação e teve que se desculpar.

Entenda o caso

A polícia da Índia prendeu dia 7 de janeiro Shankar Mishra, ex-executivo do gigante bancário americano Wells Fargo, por supostamente urinar em uma passageira idosa em um voo da Air India.

Após uma avalanche de críticas sobre como lidou com o incidente, a Air India afastou quatro membros da tripulação e um piloto e anunciou uma investigação interna.

Mishra foi preso após dias foragido. Embora ela tenha desligado o celular quando a história veio à tona na mídia indiana, continuou mantendo contato com a família e amigos pelas redes sociais e usou o cartão de crédito na cidade de Bangalore, permitindo que sua localização fosse rastreada.

A passageira relatou que, depois de trocar de roupa, ficou perto do banheiro por cerca de 20 minutos. "Pedi uma mudança de assento, mas fui informada de que não havia assentos disponíveis".

Uma das aeromoças veio depois de 20 minutos e me ofereceu o pequeno assento usado pela equipe da companhia aérea, onde me sentei por cerca de uma hora. Então me pediram que eu voltasse ao meu assento sujo inicial. Embora a equipe tivesse colocado lençóis em cima, a área ainda estava úmida e cheirando a urina", relatou a idosa.

Ela acrescentou que, "duas horas depois, recebi um assento da tripulação, onde me sentei pelo restante do voo -- aproximadamente 5 horas". A mulher disse que, quando Mishra ficou sóbrio, se desculpou, começou a chorar e implorou para que ela não apresentasse queixa.

Mishra, por sua vez, divulgou um comunicado através de um advogado afirmando que já havia chegado a um acordo com a vítima e pagado uma compensação.

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