Dólar hoje R$ 5,792 Arapiraca, AL 28ºC Tempo nublado
Notícias
26/04/2021 09:54
Mundo

Explosão de cilindros de oxigênio em hospital no Iraque deixa mais de 80 mortos

Dezenas de pessoas que moram perto da instituição ajudaram a retirar as vítimas, em sua maioria idosos e que usavam respiradores
/ Foto:

Ao menos 80 pessoas morreram na madrugada deste domingo, 25, em uma explosão de cilindros de oxigênio no hospital Al Khatib, destinado exclusivamente ao tratamento de pessoas com Covid-19, que fica no sudeste de Bagdá, capital do Iraque.

Uma fonte do Ministério do Interior do país informou à Agência Efe, sob a condição de anonimato, que a causa da morte das vítimas foi “asfixia”, após a explosão ter causado um grande incêndio no centro médico, que tem 120 leitos. As autoridades iraquianas ainda não divulgaram uma contagem oficial de óbitos.

Já a agência de notícias estatal iraquiana “INA” disse que, segundo as investigações iniciais, o incêndio pode ter sido causado não só pela explosão de cilindros de oxigênio em mau estado de conservação, mas também por um curto-circuito no segundo andar do hospital. Mais de 20 bombeiros conseguiram apagar as chamas, segundo a Defesa Civil, que relatou em comunicado que cerca de 200 pacientes foram resgatados.

Dezenas de pessoas que moram perto do hospital ajudaram a retirar as vítimas, em sua maioria idosos e que usavam respiradores. A comissão pública de Direitos Humanos do Iraque pediu ao governo que assuma a responsabilidade pelo episódio e exigiu a renúncia do ministro da Saúde, lembrando as deficiências do sistema do país, especialmente em meio à pandemia.

O primeiro-ministro iraquiano, Mustafa al Kazemi, ordenou uma “investigação imediata” da explosão. O Iraque é um dos países árabes do Oriente Médio que registrou mais contágios pela Covid-19 desde o início da pandemia, com cerca de 1,18 milhão, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Já o número de mortes totais ultrapassa 15 mil.

Fonte: Jovem Pan

Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Mundo
KTO
KTO