Um foguete da SpaceX – empresa do bilionário Elon Musk – explodiu e pegou fogo durante teste de solo na segunda-feira (11/7), no sul do Texas, Estados Unidos. O equipamento estava sendo avaliado para uso na espaçonave Starship. O incidente não fez vítimas.
No Twitter, o empresário comentou a explosão e disse que, apesar de “não parecer bom”, a equipe estava “avaliando os danos”. Ele ainda esclareceu que o acidente ocorreu por um “problema em particular no teste de partida do motor”, conhecido como Raptor.
“No futuro, não faremos um teste de partida giratória com todos os 33 motores de uma só vez”, pontuou o empresário.
Segundo ele, o combustível criogênico é um desafio adicional, “pois evapora para criar o risco de explosão do combustível-ar em uma atmosfera parcialmente oxigenada como a Terra. Dito isto, temos muitos sensores para detectar isso. Mais tarde”, escreveu Musk em um postagem.
Não é a primeira vez que foguetes de testes da SpaceX explodem. Entre 2020 e 2021, a empresa perdeu pelo menos quatro protótipos.
Na última vez que o mesmo aconteceu o foguete saiu de sua plataforma de lançamento e, ao chegar ao pico de seu voo, a espaçonave planou momentaneamente no ar, desligou seus motores e executou uma manobra planejada virando de barriga para baixo para descer de ponta sob controle aerodinâmico em direção à Terra. O caso aconteceu no Texas (EUA) e também não deixou vítimas.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.