Uma mensagem de SOS escrita na areia salvou três marinheiros da Micronésia que estavam presos em uma minúscula ilha no meio do Pacífico. Os naufrágos foram resgatados nesta segunda-feira (3), em uma operação conjunta das marinhas da Austrália e dos Estados Unidos .
O resgate ocoreu na pequena ilha de Pikelot, um pedacinho de terra distante 190 quilômetro do local de onde partiram os marinheiros. Na quinta-feira (30 de julho), eles viajavam em uma pequena embarcação entre as ilhas de Pulawat e Pulap, ambas parte dos Estados Federados da Micronésia, quando perderam o rumo e acabaram sem combustível.
À deriva, eles foram parar na ilhazinha. Como nos filmes, desenharam um SOS na areia, na esperança de serem localizados.
Uma aeronave da Marinha dos EUA, enviada a partir da Base Aérea de Guam para tentar localizar os marinheiros, avistou quase sem querer o sinal. Segundo relatos da tripulação registrados pela rede de TV CNN, eles estavam encerrando o turno de buscas quando tiveram de desviar de nuvens de chuva. Ao fazer a volta, deram de cara com o sinal de SOS.
O navio HMAS Canberra da Marinha da Austrália, que já havia se colocado de prontidão para o resgate, foi mobilizado e enviou helicópteros para checar a identidade e o estado de saúde dos náufragos. Depois disso, eles foram resgatados.
A identidade dos três náufragos não foi divulgada. Eles não tiveram ferimentos graves e apresentam bom estado de saúde.
Veja o vídeo do resgate, publicado pelo Base Aérea de Andersen da Marinha dos EUA, em Guam:
Fonte: R7
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.