Na sexta-feira (3), o desaparecimento da menina Madeleine McCann completou 17 anos e uma vigília foi organizada para que pessoas rezassem pela descoberta de seu paradeiro, mesmo depois de tanto tempo passado. A presença de Kate e Gerry McCann, pais da menina, era esperada, mas eles não conseguiram comparecer. No entanto, uma figura polêmica esteve presente no evento.
Julia Wendell (também identificada com os sobrenomes Wandelt e Faustyna) apareceu na cerimônia reforçando a teoria de que é a menina desaparecida na Praia da Luz, em Portugal. "Eu sou Madeleine McCann. Nunca deixei de acreditar e vim aqui porque quero pedir à Kate e ao Gerry que façam um teste de DNA. Eles não fizeram nada para provar que eu não sou filha deles", disse a mulher, que acrescentou: "Não, eu não sou louca. Eu não sou mentirosa".
A polonesa virou notícia mundial ao viralizar com uma página do Instagram trazendo provas de que seria Madeleine. A médium Fia Johansson a levou para os Estados Unidos para tentar provar a veracidade de suas alegações, mas, tempos depois revelou que um exame genético apontou que a mulher é 100% polonesa. A própria família de Julia reiteradamente desmentiu sua teoria de que era a menina inglesa que completa 21 anos no próximo dia 12 (caso ainda esteja viva).
Madeleine, natural de Rothley, Leicestershire, desapareceu em 3 de maio de 2007, enquanto estava de férias com os pais na Praia da Luz, em Portugal. A menina foi deixada dormindo ao lado dos irmãos no quarto da pousada onde a família estava hospedada enquanto Kate e Gerry McCann foram com amigos a um restaurante nas proximidades. Ao retornarem ao quarto, a menina não estava mais lá.
Desde então, o desaparecimento e as investigações do caso são temas de filmes e séries que mostram detalhes do sumiço da garota, as polêmicas investigações e as consequências enfrentadas por seus pais. Figuram entre as produções os documentários 'Crimes Misteriosos: Madeleine McCann' e 'Maddie: A verdade da Mentira', a minissérie 'Caso Madeleine McCann: O Principal Suspeito' e a série documental 'O Desaparecimento de Madeleine McCann'.
O principal suspeito do desaparecimento de Madeleine é o alemão conhecido como Christian B, que atualmente enfrenta um julgamento em seu país natal. Ele é acusado de crimes sexuais não relacionados ao sumiço da menina, mas que aconteceram entre 2000 e 2017. Ele inclusive teria vivido por vários anos em Portugal - incluindo a região da Praia da Luz - na época em que ocorreu o incidente. Atualmente, ele cumpre pena de sete anos pelo estupro de uma mulher idosa em 2005.
Julia Wendell, por sua vez, chegou a se dizer arrependida da comoção causada por dizer ser Madeleine e das consequências que estava sofrendo após virar uma celebridade, recebendo inclusive ameaças de morte. "Nunca tive a intenção de machucar ninguém, incluindo os McCann. Eu realmente queria saber quem eu sou", declarou ela, acrescentando que, se pudesse voltar no tempo, nunca teria aberto a conta "Iammaddeleinemccan" no Instagram. Ela chegou a afirmar que sua cabeça estava a prêmio e que uma recompensa de R$ 160 mil seria paga a quem a matasse.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.