Após entregar vários currículos e participar de alguns testes seletivos, chegar até a etapa da entrevista de emprego é uma conquista.
Entretanto, apesar da felicidade de conseguir ser um dos candidatos escolhidos para a entrevista, uma onda de ansiedade pode surgir, não é mesmo?
Além disso, é preciso usar aqueles poucos minutos da entrevista para demonstrar o seu valor, chamar a atenção do recrutador e, por fim, conquistar a tão sonhada vaga.
Sabe qual é o grande segredo de quem vai bem nas entrevistas de emprego? O planejamento! Exato, estudar, pesquisar e se preparar para este dia faz toda a diferença.
Mas, como se preparar para uma entrevista de emprego? Confira, neste conteúdo, dicas valiosas, de especialistas e estudiosos sobre o tema, como o autor Thomas Case, do livro “Como Conquistar um Ótimo Emprego”. Vem ver!
Principais perguntas da entrevista de emprego com respostas
Uma das principais preocupações de quem irá fazer uma entrevista de emprego é pensar sobre as perguntas que serão feitas. Afinal, saber com antecedência sobre as questões possibilita um preparo e assim mais segurança no dia.
Pensando nisso, reunimos algumas aqui algumas questões que são geralmente feitas durante a entrevista de emprego. Saber quais são e planejar as respostas é uma forma de se preparar para o dia.
Desta forma, além de apresentar algumas das principais perguntas feitas pelos entrevistadores, incluímos também uma possível resposta ou ideia para se dar bem no dia!
Confira!
Por que você quer trabalhar conosco?
Esta é uma pergunta que quase todo recrutador faz. Primeiramente, foque sua resposta no propósito da empresa, mostrando que você conhece o local, a cultura e a missão da organização.
Deste modo, pesquise sobre a empresa antes. Para isso, basta digitar seu nome no Google e entrar no site oficial da empresa. Então busque pela história da organização, sua visão, valores e cultura.
Ou seja, afirmar que sua postura é condizente com a da empresa não só demonstra interesse como também um alinhamento necessário.
Depois, lembre-se de falar sobre o cargo que se candidatou, por exemplo: “Adoro interagir com as pessoas e ajudá-las a resolver seus problemas, por isso gosto muito de trabalhar com atendimento ao cliente.”
Quais seus pontos fortes e pontos fracos?
Esta questão pode aparecer de outro modo, por exemplo: “Fale sobre suas qualidades e defeitos”, dentre outras variações.
Primeiro, cite as características mais desejadas como seu ponto forte, como persistente, dedicado, responsável, entusiasmado e competente. Mas não minta! Foque em algo que você é realmente bom.
Por outro lado, não mencione nada muito negativo como ponto fraco e também não se venda como o profissional perfeito porque isso não existe e o recrutador também sabe.
Neste caso, ele quer verificar seu autoconhecimento e sua honestidade.
Assim, cite alguma habilidade em que você não é tão bom, mas que está trabalhando para melhorá-la. Exemplo?
“Sou um pouco tímido ao falar com um público muito grande. Mas estou treinando minha comunicação participando de reuniões do bairro e me voluntariando para ser orador das pautas.”
Por que você saiu do último emprego?
Esta é uma das perguntas mais difíceis durante a entrevista de emprego. Por isso mesmo é bom se preparar para ela. Deste modo, não minta, mas jamais fale mal do emprego anterior. Caso tenha sido demitido, seja breve.
Ou seja, conte o motivo e assuma seu erro, afirme que aprendeu uma lição e não vai errar novamente. Caso ainda esteja empregado, responda que está em busca de novas oportunidades e desafios.
Conte sobre sua experiência profissional
Por fim, esteja preparado para contar sobre sua experiência profissional. Apesar dessas informações já constarem em seu currículo, o recrutador quer verificar sua capacidade de resumir informações e observar o que você considera importante.
Assim, a pergunta pode ser “Qual sua maior conquista profissional” ou “Qual foi seu projeto mais marcante”. De qualquer forma, esteja preparado para mencionar suas experiências mais relevantes.
Em síntese, menciona sobre quanto tempo ficou em seu maior projeto, quais habilidades você usou e qual foi a conquista mais relevante. Por exemplo:
“Durante o home office, tivemos que nos adaptar rapidamente. Precisei inovar ao atender os clientes. Então, criei um plano de atendimento digital, onde oferecemos várias maneiras de entrar em contato com a empresa, desde what 's como também as redes sociais. Essa ação trouxe elogios e aumentou nossas vendas, mesmo em um momento crítico.”
Em outras palavras, essa resposta acima foi elaborada usando a metodologia STAR, que significa "Situation, Task, Action, Result”. Em português, seria assim: Situação, Tarefa, Ação e Resultado.
Enfim, esta sequência facilita na elaboração de uma boa resposta para esta pergunta.
Sua vez de perguntar
Geralmente, ao final da entrevista, o recrutador passa a bola para você realizar suas perguntas. Então, aproveite este momento para impressionar o entrevistador e demonstrar que você fez sua lição de casa, pesquisando sobre seu cargo e a empresa.
Além disso, não tem problema perguntar sobre a remuneração ou benefícios. No entanto, não foque apenas nisso, para não passar a impressão que este é seu único interesse.
Por isso, alterne perguntas sobre o cargo, remuneração e a empresa, tais como essas:
• O que esperam do profissional deste cargo?
• Quais os principais desafios do cargo?
• Como é a estrutura do time?
• Como funciona o plano de desenvolvimento da empresa?
• O que vocês desejam perceber no novo ocupante deste cargo?
Como se comportar na entrevista de emprego
Após saber das perguntas, outro ponto que merece atenção é como seu comportamento deve ser no dia da entrevista.
Isto porque é importante adicionar as suas respostas certos comportamentos e emoções, como seriedade e entusiasmo para realmente cativar o recrutador e conquistar sua vaga!
Basicamente, durante a entrevista, foque em demonstrar sempre seu lado otimista e positivo, afinal ninguém gosta de pessoas negativas, não é?
No entanto, a principal dica é: seja você mesmo! Pode parecer um clichê, mas se você tentar ser algo que não é, ficará nervoso e será pego porque os recrutadores são treinados para reconhecer esses tipos de sinais.
Portanto, seja sincero em suas respostas, seguindo nossas orientações e demonstre seu entusiasmo com o novo cargo. Ademais, com as pesquisas já feitas sobre a empresa e as respostas treinadas para as principais perguntas, o seu comportamento será natural e fácil.
Vale ressaltar o cuidado ao não falar mal do seu emprego anterior, nem do chefe antigo ou de alguém da equipe que trabalhava com você. Isso é antiético e não passa profissionalismo. Portanto, jamais fale mal do seu emprego!
Considerações finais: Entrevista de Emprego
Então, como se preparar para uma entrevista de emprego?
Fazendo exatamente isso que você está fazendo agora, ou seja, lendo, pesquisando, planejando e se preparando para o dia. Parabéns, você já deu o primeiro passo!
Além disso, pesquise sobre a empresa, anote as informações principais, procure chegar cedo, com roupas adequadas e a aparência impecável. Sorria, seja agradável, mas não informal. Mantenha sua boa postura, escute o recrutador com atenção e fale devagar.
Desta forma, no dia da entrevista de emprego, você vai mandar bem e certamente será destaque entre os demais candidatos.
Porém, se você anda distribuindo muitos currículos, mas não está chegando na etapa da entrevista de emprego, talvez o problema esteja em seu currículo. Por isso, confira nossas dicas para ter um currículo profissional que desperte a atenção dos recrutadores.
E aí? Este artigo foi útil para você? Esperamos que você tenha gostado de nossas dicas e desejamos boa sorte na sua próxima entrevista de emprego!
Para ver vagas disponíveis no mercado de trabalho e outros temas como este, confira no site Classificados de Emprego.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.