Por meio da integração de tecnologias a estruturas internas e cultura de uma organização, a transformação digital é capaz de revolucionar o ambiente corporativo. Para as empresas que embarcam nessa jornada digital, os ganhos podem ser significativos, como o aumento da eficiência, redução de custos, aprimoramento da experiência do cliente e maior agilidade de adaptação às demandas do mercado. No entanto, pesquisas indicam que a adoção dessa abordagem ainda é tímida por parte das companhias brasileiras, mostrando que esse tipo de investimento ainda não é uma prioridade.
Entre 2023 e 2024, o ITDBr, índice que mede a maturidade digital no universo corporativo, identificou que a adoção da estratégia passou de 3,3 para 3,7 no Brasil. “Percebemos que a transformação digital avança em marcha lenta no país. Isso acontece porque apesar dos executivos reconhecerem o potencial das tecnologias nos negócios, as etapas de implementação dessa inovação e até mesmo os reais retornos sobre esse investimento ainda não estão tão claros, o que faz com que os empresários ajam de forma cautelosa”, afirma Tiago Monteiro, fundador e CEO da PTC Group, multinacional que atua com o propósito de conectar talentos a desafios de Engenharia e Tecnologia de seus clientes.
Pensando em desmistificar o poder da mudança digital para as empresas, o executivo separou os cinco principais mitos e verdades sobre a abordagem, confira:
Mito. Ela não se resume apenas à implementação de novas tecnologias. Trata-se de um processo que demanda mudanças profundas na cultura e nas metodologias de trabalho de uma organização. “Embora a tecnologia desempenhe um papel crucial como facilitador dessa estratégia, o verdadeiro impacto da iniciativa ocorre quando as empresas reestruturam seus processos internos e promovem uma mudança cultural que inclui toda a equipe nessa nova realidade. Sem a preparação adequada dos colaboradores e a revisão dos processos existentes, a adesão das novas ferramentas pode ser baixa e o retorno sobre o investimento pode ser insatisfatório”, diz Tiago
Mito. Apesar das grandes corporações possuírem mais recursos, a transformação digital está ao alcance de organizações de todos os tamanhos. “Pequenas e médias organizações também podem tirar proveito das soluções tecnológicas disponíveis, que são escaláveis e adaptáveis às suas necessidades específicas. Na realidade, a adoção desses recursos pode proporcionar uma vantagem competitiva significativa para as empresas menores, permitindo-lhes aumentar a eficiência, aprimorar a experiência do cliente e fomentar a inovação contínua, o que fortalece sua posição no mercado”, explica Monteiro.
Mito. O papel dos colaboradores continua sendo essencial para o sucesso de qualquer iniciativa digital. “A transformação digital deve ser entendida como uma oportunidade para redefinir papeis e responsabilidades, não para substituir a contribuição humana. As habilidades de interpretar dados, tomar decisões estratégicas e interagir com clientes por parte dos colaboradores são insubstituíveis e continuam a ser fundamentais para o sucesso das organizações”, pontua o CEO.
Verdade. A digitalização dos processos internos é fundamental para aumentar a eficiência operacional das empresas. “Ao automatizar tarefas repetitivas e otimizar fluxos de trabalho, a digitalização aprimora a produtividade. Ferramentas como software de gestão empresarial (ERP) e automação de processos robóticos (RPA) proporcionam um controle mais ágil e preciso das operações, permitindo uma gestão mais eficiente e eficaz das atividades empresariais. Assim, a transformação digital não apenas moderniza a infraestrutura, mas também eleva o desempenho organizacional a novos patamares”, revela o executivo.
Verdade. A revolução tecnológica é um catalisador para a inovação nas empresas. “A iniciativa permite a criação de novos modelos de negócios, produtos e serviços. Ao integrar tecnologias emergentes, como inteligência artificial (IA), big data e Internet das Coisas (IoT), se abrem portas para inovações disruptivas, possibilitando que as empresas desenvolvam soluções diferenciadas e se destaquem em um mercado competitivo. Dessa forma, a transformação não apenas moderniza a operação empresarial, mas também impulsiona a capacidade de inovação, promovendo um avanço contínuo e diferenciador da marca”, finaliza Monteiro.
Fundada em 2006, em Oliveira de Azeméis, no interior de Portugal, a PTC Group fornece soluções de serviços ágeis e de alto desempenho, conectando talentos a desafios de Engenharia e Tecnologia de seus clientes. Atualmente, a empresa que conta com sete frentes de serviços está presente em sete países, com cerca de 100 trabalhos entregues e mais de 1.200 colaboradores ao redor do mundo. Em 2024, a marca prevê atingir mais de R$ 200 milhões.
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