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16/08/2022 12:35
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As dicas mais poderosas para o melhor Marketing de viagens neste ano

As tendências mudaram significativamente em consequência da pandemia
As dicas mais poderosas para o melhor Marketing de viagens neste ano / Foto: Reprodução
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O marketing de viagens é, no essencial, um conjunto de estratégias usadas por comerciantes de viagens para promover um local ou destino turístico e providenciar toda a informação sobre este.

Na vasta indústria do turismo, o marketing abrange a promoção de estabelecimentos hoteleiros, resorts, cultura local e outros aspetos dos destinos procurados para viajar. Esta atividade de marketing faz-se em estreita ligação com outras indústrias, designadamente a da aviação, da hospitalidade (alojamento, alimentação, diversão, viagem e eventos) e as agências de viagens.

A importância do marketing de viagens não se faz somente de conseguir uma boa fotografia de um local paradisíaco ou remover fundo de imagem para colocar numa brochura informativa. Há vários aspetos que deve considerar para impulsionar o seu marketing de viagens e turismo.

A relevância atual do marketing de viagens

O marketing de viagens é uma ciência comprovada que faz a diferença para os intervenientes no mercado do turismo. As dimensões em que estas estratégias impactam o seu negócio estão já amplamente descritas:

• dão vantagem sobre a concorrência;

• promovem os seus serviços;

• aumentam a consciência da sua marca;

• atraem mais clientes.

Por conseguinte, não deverá desprezar colocar em campo estas estratégias para impelir o seu negócio de viagens para um nível acima dos seus concorrentes. Se implementar estas poderosas técnicas, terá resultados além das suas expectativas mais otimistas.

Empreenda ações de marketing em vídeo

O vídeo é parte integrante de qualquer promotor de produtos ou serviços. Com a panóplia de redes sociais ao dispor, onde se encontra praticamente um terço da população mundial, ignorar as possibilidades das promoções em vídeo é ficar no século vinte.

Procure utilizar o vídeo como forma de ligação afetiva aos seus clientes, contando-lhes uma história na primeira pessoa (ficcional) de como determinado local ou refúgio tem o potencial de transformar as suas vidas.

Os seus vídeos deverão ser criativos e não meramente informativos, conter legendagem e uma chamada para a ação no final. Utilize um editor de vídeo que não aplique marca d'água no seu vídeo.

Adapte constantemente as suas estratégias

O seu marketing de viagens deverá ser dirigido às necessidades específicas dos seus clientes e estas estão em constante mudança. Mas uma coisa que não muda é a consciência de marca, pelo que deverá manter sempre o seu toque pessoal que o distingue dos competidores.

A adequação das suas campanhas às exigências do cliente deverá ser alcançada com estratégias criadoras de uma identificação entre o que o cliente deseja e o que você oferece. Logo, deverá compartimentar as suas abordagens de acordo com as características dos grupos de destinatários das suas ações de marketing.

Tenha uma clara noção dos seus destinatários

A compartimentação das abordagens de marketing deverá ter em conta as características demográficas dos seus clientes, a começar pelo grupo etário, mas também considerando o histórico de viagens, as regiões de destino e outras características associadas às escolhas turísticas do cliente.

Após ter esse conhecimento aprofundado dos seus clientes, permitindo a sua distinção em grupos de interesses específicos, poderá desenhar ações dirigidas de marketing contendo ligações emocionais e cativantes que se convertam em mais acessos ao seu conteúdo publicitário e informativo.

Preste atenção às necessidades dos clientes

Considere que muitas pessoas planejam as suas viagens com muita antecedência. Muitas outras decidem as suas escapadas em cima do momento. Deverá por isso ter uma oferta capaz de conciliar estas diferentes necessidades e que atenda às flutuações de época.

Através da pesquisa do mercado deverá igualmente estar atento ao que surge como tendência antes que o mercado fique saturado. Nem todos os agentes estão atentos às tendências que vão surgindo, pelo que os primeiros a apostar no novo são os que conseguem consolidar a sua presença em mercados que mais tarde terão enorme concorrência.

Tire o melhor partido das redes sociais

O marketing de viagens aplicado às redes sociais é verdadeiramente eficaz nos dias de hoje. Se não possui apetência para aproveitar os recursos destas plataformas, trate de procurar que o faça por si. O principal benefício destas plataformas é que permitem excelentes resultados sem grande investimento.

O incremento de tráfego para a página web do seu negócio pode ser conseguido através de reels do Instagram, vídeos do TikTok ou anúncios do Facebook. A partilha de pequenos vídeos apelativos fará com que o movimento de possíveis clientes nos seus recursos digitais cresça exponencialmente.

Conclusão

As tendências do marketing de viagens mudaram significativamente em consequência da pandemia. As expectativas das pessoas se transformaram no que concerne aos modos como viajam e aos locais para onde viajam.

As estratégias de fidelização passaram a ter maior relevância e destas depende a adequação dos agentes às novas necessidades de segurança, higiene e saúde. Integre esta nova tendência nas suas estratégias de marketing de viagens.

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