Dólar hoje R$ 5,802 Arapiraca, AL 24ºC Tempo nublado
Notícias
26/03/2020 15:42
Tecnologia

Como melhorar a reputação e imagem da sua empresa na era digital

Como melhorar a reputação e imagem da sua empresa na era digital
/ Foto: Pixabay
 
Em décadas anteriores, antes da era digital se estabelecer de vez, a reputação e a imagem sempre foram importantes para qualquer empresa, tanto para as grandes quanto para as pequenas. 
 
A situação não é diferente na era em que o Youtube, os blogs, os sites, lojas virtuais e aplicativos dão as cartas no nosso dia a dia. Por isso, é preciso estar preparado para melhorar e a reputação do seu empreendimento.
 
Além disso, na era digital, a imagem e a reputação da empresa devem estar constantemente em processo de trabalho e construção. Por essa razão, é importante que o empreendedor se mantenha atualizado a respeito das novas tecnologias e possibilidades oferecidas.
 
A importância da hospedagem de site e do domínio
 
Uma das principais características na era digital é o uso dos recursos online para as pessoas que estão buscando serviços e produtos. Por isso, já ficou para trás aquela ideia de que ter um site era apenas uma alternativa a mais. 
 
Na era digital, poder contar com um site é parte essencial do negócio, pois muitas vezes inclusive, um site é o próprio negócio. As lojas online são um exemplo claro disso.
 
Se um site é importante para melhorar a reputação e a imagem da empresa, é bom lembrar que um site não é nada sem uma boa hospedagem. 
 
Isso é mais que essencial, pois é esse tipo de serviço que vai assegurar detalhes fundamentais como velocidade de carregamento, espaço em disco e, quando necessário, o certificado SSL. A verdade é que sem um serviço de hospedagem não há site ou outro projeto na web. 
 
Tais detalhes podem até parecer simples em um primeiro momento, mas fazem falta na hora de proporcionar uma agradável Experiência de Usuário. Acredite, a receita perfeita para afundar a reputação de qualquer negócio na era digital é não levar em conta a “User Experience”.
 
Não dá também para esquecer do registro de domínio. O domínio é o seu endereço na internet, pois um nome de domínio devidamente registrado é um indício de que o seu negócio leva em conta a qualidade e o profissionalismo.
 
Dicas para melhorar a reputação e a imagem do negócio
 
Na era digital facilitar a Experiência do Usuário é importante. Porém, é bom também ficar atento para outros aspectos essenciais. Sendo assim, para que o seu negócio tenha sempre boas estrelas no Reclame Aqui e seja bem visto pelos clientes, algumas dicas são essenciais. Veja!
 
Conheça as várias possibilidades de canais de atendimento
 
Quem é empreendedor com certeza já ouviu falar em multichannel, omnichannel e “outros” channels, certo? Pois então, as novas tecnologias permitem que as empresas interajam com os seus respectivos consumidores por mais de um canal.
 
Sendo assim, não é surpresa que até mesmo a união entre os meios online e offline sejam um recurso válido para atender todos os clientes da melhor maneira possível.
 
Por isso, é importante encontrar estratégias adequadas com o perfil do seu negócio e que consigam utilizar mais de um canal simultaneamente ou que use apenas aqueles essenciais.
 
Monitore a sua presença online
 
Hoje em dia há ferramentas, como o Google Analytics, que oferecem uma noção precisa da sua reputação online. Elas permitem que você veja a origem de tráfego no seu site, blog e canal de vídeo, por exemplo. 
 
Além disso, a ferramenta também permite ter uma noção exata dos conteúdos que mais chamaram o público. Tudo isso é útil para você elaborar estratégias capazes de consertar ou até melhorar a sua imagem na era digital.
 
Adote práticas sustentáveis

A sustentabilidade é uma pauta que há muito tempo já bateu na porta das empresas. Isso não é de se estranhar, pois ecologia e medidas para ajudar o meio ambiente interessam a qualquer um que mora nesse planeta, inclusive empreendedores.
 
De uma forma geral, todos os segmentos do público se preocupam com esse assunto, bem como estão cada vez mais atentos exigindo que o setor empresarial também aponte os olhos para o tema. 
 
Não custa lembrar que, na era digital, uma única postagem em uma rede social apontando alguma irresponsabilidade da empresa diante do meio ambiente já repercute bastante. Logo, “é melhor prevenir do que remediar”.
 
Além do mais, a sustentabilidade não deve ficar apenas nos discursos. Os consumidores estão atentos a isso e felizmente hoje em dia é possível tornar o seu negócio mais sustentável por meio de atitudes simples, como a adoção do Home Office, por exemplo.
 
Além disso, a Computação em Nuvem, uma das marcas da atual era digital, permite o armazenamento de arquivos sem necessitar acumular pilhas de papel e até reduzir a estrutura de muitos escritórios.
 
Tenha um plano para gestão de crises
 
E se uma informação indevida vazar da sua empresa? Se um escândalo envolver algum colaborador? E se um acidente ambiental causar danos imensos ao meio ambiente? Como agir nessas situações?
 
Grandes empresas que apresentam riscos em suas operações já contam com planos para minimizar os impactos de situações como estas? Mas e os pequenos e médios negócios, não precisam disso?
 
Muito pelo contrário, qualquer empresa deve se preocupar minimamente com a sua imagem e reputação. E mesmo que não seja uma multinacional, é importante ter um plano mesmo que básico para saber contornar situações adversas. 
 
Melhorar a reputação e a imagem da sua empresa na era digital não é difícil

Podemos dizer que na era digital tudo ficou “mais fácil” graças à rápida propagação de informações. No entanto, toda essa facilidade também pode ser usada para o mal quando algo de errado foge do controle e acaba causando prejuízos aos negócios. 
 
Hoje em dia, em qualquer tipo de negócio, tão importante quanto ser visto é ser muito bem visto. Por isso, a imagem e reputação são fatores que devem ser muito bem cuidados e preservados. 
 
Por tudo isso, siga essas dicas, utilize os canais adequados, promova um atendimento de qualidade e sempre monitore a imagem e a reputação da sua empresa ou marca.
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Tecnologia
KTO
KTO