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08/03/2021 18:40
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Marketing Digital: o que é e por que minha marca precisa

Praticamente todas as atividades estão sendo feitas no ambiente online. Logo, o seu negócio precisa estar lá para ser notado.
Marketing Digital: o que é e por que minha marca precisa / Foto: Reprodução/Shutterstock
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O nosso dia a dia está cada vez mais digital e, consequentemente, as empresas querem se destacar mais e mais nesse universo. As marcas brasileiras já entenderam que precisam do marketing digital (conhecido também pela sigla, mkt digital), principalmente por causa do maior tempo em casa e da migração quase que total para o virtual em que vivemos - praticamente todas as atividades estão sendo feitas no ambiente online. Logo, o seu negócio precisa estar lá para ser notado.

Marketing Digital é um conjunto de estratégias praticadas por uma empresa (ou pessoa) no ambiente online. É por meio dessas ações que a marca encontra o caminho ideal para atingir seu público-alvo.

Essa é a melhor forma de se comunicar diretamente com o consumidor final de forma personalizada, no momento ideal e em tempo real. Porém, com mudanças acontecendo a todo minuto, o marketing digital também sofre alterações quase que instantâneas. Por isso, é tão importante entender qual é o tipo de público da sua marca e onde ele está.

Para você entender o porquê da sua marca precisar do marketing digital, continue nesse artigo. Aqui você verá:

1. Estratégias de Marketing Digital;
2. Ferramentas do Marketing Digital;
3. Vantagens do Marketing Digital.

1. Estratégias de Marketing Digital

Com a crescente infraestrutura da internet e as atualizações nos computadores, fomos inseridos em um universo cheio de possibilidades. Temos diversas ferramentas de busca, como o Google e o Microsoft Bing. E é lógico pensar que quanto mais a sua marca tiver boas respostas para o que o consumidor está procurando, maiores são as chances de aparecer no topo dessas plataformas de pesquisa. E, consequentemente, conseguir mais clientes.

Dentre as estratégias de marketing digital, as principais são:

• Marketing de Conteúdo – Essa é uma das estratégias mais conhecidas e simples de se usar. É um método que prevê a criação e compartilhamento de conteúdo relevante para o seu público-alvo. Um formato simples e eficaz é a criação de um blog. Dessa forma, é possível construir um relacionamento de confiança entre o seu negócio e o cliente. Por meio do conteúdo, a sua marca também pode se tornar referência e ganhar destaque no segmento de mercado.

• Redes Sociais – O melhor canal de relacionamento entre a marca e o cliente é a rede social. É importante, principalmente, para mostrar aos seus consumidores que sua empresa está disponível para atendê-los. Ter conteúdos nas redes também é necessário para criar engajamento. Para que essa estratégia funcione de maneira efetiva, pesquise pelas redes sociais que o seu público-alvo mais utiliza. Não é necessário que o seu negócio esteja em todas as redes e, sim, naquela que te trará maior visibilidade e oportunidade de falar com os usuários.

• SEO (Serach Engine Optimization) – O SEO, em português Otimização para Mecanismos de Buscas, é um dos caminhos para que o site da sua empresa fique bem posicionado no Google. Essa estratégia é essencial, pois com um bom ranqueamento, as chances dos clientes te acharem são maiores.

• Mídia Paga
– Essa estratégia traz resultados mais rápidos, porém é mais custoso. A forma mais comum de colocar os seus anúncios em outros sites é através de banners em portais de conteúdo e links patrocinados através do Google Ads, bem como nas redes sociais.

• Consultoria – Algumas empresas não têm condições de pagar por um time de marketing, neste caso a melhor opção é investir em consultorias de marketing digital. O consultor será responsável por analisar os concorrentes, estudar o público-alvo, entre outros. Tudo isso para criar um plano de ação que ajude o negócio a crescer. Essa é uma estratégia muito utilizada por empresas iniciantes que ainda não sabem por onde começar, mas entendem a importância do marketing digital.

2. Ferramentas do Marketing Digital

Há diversas ferramentas no marketing digital que podem te auxiliar a filtrar informações e a entender o desenvolvimento da estratégia escolhida pelo seu negócio. Dessa forma, fica mais fácil gerar relatórios e acompanhar os números. Listaremos algumas ferramentas para que você escolha a que melhor encaixa com as propostas da sua marca:

• Automação – Essa ferramenta reúne diversas funcionalidades, como landing pages, e-mail marketing e outras. Elas facilitam a gestão de Leads e a melhoria do mesmo em relação às vendas. Com a possibilidade de automatização, é possível ter o aumento dos potenciais clientes, logo as conversões também ampliam. Além disso, a automação é capaz de promover a produtividade da equipe.

• E-mail Marketing – Um dos principais canais de relacionamento com os clientes. É por meio do e-mail marketing que o seu negócio poderá se comunicar com os consumidores e oferecer mais conteúdo, promoções específicas e um relacionamento mais próximo.

• Construção de Landing Page – Tem como objetivo receber os visitantes dos sites e convertê-los em leads. Dessa forma, é transformado em uma oportunidade de negócio. Com a landing page é possível oferecer algo que seja relevante ao usuário para que o mesmo se sinta confortável de compartilhar informações, como nome, e-mail, telefone, entre outras informações importantes para se entender o perfil de quem compra a sua marca.

• Analytics – É a ferramenta perfeita para mensurar os resultados de ações online, por exemplo, campanhas pay-per-click. Uma das vantagens é a avaliação e compreensão do engajamento de quem entra no site. Assim, é possível medir o retorno sobre o investimento (ROI) das ações e saber se é melhor continuar na estratégia planejada ou se vale recalcular a rota.

• Monitoramento de Redes Sociais – Esse sistema ajuda na otimização das ações das mídias sociais. Pode ter ganho de produtividade com o pré-agendamento das postagens e avaliação do engajamento, dos seguidores e as respostas aos conteúdos.

3. Vantagens do Marketing Digital

A internet está transformando, cada vez mais, a maneira como vendemos produtos e serviços. E como vimos até aqui, é imprescindível entender como aproveitar desse fator e se beneficiar. Por isso, mostramos algumas das principais vantagens de apostar nela:

• Alcance - Quando falamos em internet é até difícil definir o alcance, pois ele é praticamente infinito. Sua campanha, por exemplo, pode percorrer o mundo e, dependendo, pode até viralizar.

• Ajustes em tempo real – Diferentemente de outras mídias, como a televisão, no mundo digital é possível fazer ajustes nas postagens e nos conteúdos praticamente em tempo real. Isso graças aos resultados simultâneos que aparecem para você nos monitoramentos.

• Marca onde os clientes estão
– Fazer buscas em sites, como o Google, já se tornou algo natural para os consumidores. Logo, estar na internet e buscar estar bem ranqueado nessas plataformas é importante e aumenta as chances de sua marca ser encontrada pelo público-alvo.

• Maior conexão com os consumidores – Com a internet há uma maior proximidade com os clientes. Isso se dá muito pelas ferramentas de respostas em comentários, e-mail com pedidos ou sugestões, entre outros. Assim, o seu negócio fica mais próximo do consumidor e consegue suprir as necessidades do mesmo, ao passo que aumenta as vendas.

• Monitoramento – Com as diversas ferramentas que mencionamos anteriormente, fica mais fácil de ter um monitoramento detalhado sobre a sua marca e as campanhas que estão em andamento, otimizando o entendimento acerca do funcionamento da estratégia escolhida.
• Custo-benefício – Não há a necessidade de gastar grandes quantias de dinheiro. É possível gerar resultado positivo com estratégias sólidas e focadas, ao mesmo tempo em que seu negócio não precise investir quantias exorbitantes para atingir o objetivo estabelecido.

Se você chegou até aqui, conseguiu entender o que é marketing digital e como ele pode ajudar a sua marca. Atualmente, é difícil não estar no mundo digital. Por isso, cada vez mais vemos esse tipo de marketing crescer e você deve apostar nela para a evolução de sua empresa.

A Sinnapse é a melhor solução, principalmente se você ainda não sabe por onde começar. Somos uma agência de Marketing Digital especializada e otimizamos o seu trabalho ao mesmo tempo em que entregamos as melhores estratégias e soluções digitais para o seu negócio.

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