/ Foto: Glenn Carstens-Peters
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Uma das novas maneiras de assistir Tv online ainda enfrenta resistência do público, apesar de todo o investimento feito no Facebook Watch. Lançado no Brasil no 2º semestre de 2018, a plataforma chegou ao país com a intenção de rivalizar com outras operadoras de streaming, como Netflix e Globo Play.
O futuro do espaço, no entanto, é incerto e nebuloso. Ainda que muitos canais tenham mostrado interesse em veicular programas e jogos - um dos casos é o do canal Esporte Interativo, que tirou parte da sua programação na Tv por assinatura e levou os jogos da Liga dos Campeões da Europa para o Facebook, o alcance da plataforma ainda gera dúvidas sobre sua real relevância na internet.
Por isso, a empresa está querendo usar sua força para impulsionar esse novo modelo de consumir vídeo. Além do grande alcance proporcionado pelo Facebook, com mais de dois bilhões de usuários no planeta, a interatividade, os comentários e a possibilidade de troca colocam o serviço com enorme potencial de crescimento.
Mas tudo isso pode acabar, ou ao menos diminuir, caso alguns problemas enfrentados pela plataforma não sejam solucionados nos próximos meses. Os percalços tem a ver com transmissões ilegais, incluindo filmes e jogos de futebol. O serviço é conhecido como uma Netflix pirata dentro do Facebook.
"Nós dedicamos recursos significativos para tratar e prevenir a pirataria de todos os vídeos no Facebook, inclusive em Watch Parties. Temos várias medidas para lidar com infrações conteúdo, incluindo o nosso programa de notificação e remoção", disse Carolyn Thomas, representante do Facebook, em comunicado enviado ao site Business Insider.
Mesmo com todos os problemas, a marca esteja tentando estabelecer conexões mais próximas com o público brasileiro. O Facebook lançou, no final do ano passado, uma série de conteúdos exclusivos para o Watch, todos produzidos aqui.
São mais de 180 vídeos inéditos na ferramenta de conteúdo audiovisual, com nomes como Porta dos Fundos, Desimpedidos, Kondzilla, UOL, Comedy Central e Tastemade.
A seleção aconteceu a partir de análises que tiveram muitas interações e relevância na rede Juntas, essas páginas possuem mais de 42 milhões de curtidas. Dessa maneira, o Facebook Watch espera integrar seus usuários de maneira 360º através de comentários, compartilhamentos, reações, enquetes, grupos, mensagens e Watch Parties. Segundos dados do próprio Facebook, mais de 720 milhões de pessoas por mês acessam seus vídeos, sendo que 140 milhões desses acessos são diários.