A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Seagri) e o Instituto de Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural e Sustentável de Alagoas (Emater) iniciaram as tratativas de um Acordo de Cooperação Técnica com a Embrapa Gado de Leite (MG). A reunião virtual para apresentação inicial das intenções foi realizada nesta segunda-feira (19).
O objetivo é capacitar técnicos e extensionistas rurais para se tornarem multiplicadores de procedimentos e estratégias no campo, adequadas às realidades locais, sendo possível transferir mais tecnologias e inovação no setor de pecuária leiteira, com foco na sustentabilidade e eficiência produtiva.
A secretária Aline Rodrigues ressaltou que, com a capacitação e treinamentos realizados, é possível ampliar a disseminação de boas práticas e de tecnologias entre os produtores alagoanos atendidos pela Emater Alagoas, fomentando a produção leiteira na agricultura familiar.
“O Governo de Alagoas já tem um programa importante, que é o PAA Leite [Programa de Aquisição de Alimentos], junto ao Leite do Coração. Ele tem um investimento significativo do Estado e do Governo Federal. Por isso, é importante parcerias como essa para que a gente continue atuando com uma agricultura e pecuária forte no estado, principalmente voltada para o gado de leite”, atentou a gestora da Seagri.
Juntas, Emater e Embrapa possuem expertise complementar de promoção ao desenvolvimento rural sustentável, fortalecendo ações de assistência técnica, pesquisa e inovação, beneficiando diretamente os produtores rurais e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do Nordeste.
O chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Denis Teixeira da Rocha, explicou que a unidade já possui parceria com a Emater em outros estados brasileiros. “A produção leiteira está crescendo na região e tem uma importância social e econômica muito forte. Temos a intenção de trabalhar em conjunto. A ideia é justamente fortalecer a parceria institucional para que a gente possa maximizar os esforços e os resultados”, ressaltou.
A Embrapa Gado de Leite é uma das 43 unidades descentralizadas e vinculadas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O centro de pesquisa está sediado em Juiz de Fora (MG) e tem se consolidado como referência mundial em pesquisas para pecuária leiteira de clima tropical.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.