Dólar hoje R$ 5,815 Arapiraca, AL 26ºC Tempo limpo
Notícias
17/09/2022 16:30
Tecnologia

Sete bairros de Maceió serão os primeiros a receber o 5G na capital

Até o dia 28 de novembro, quando vence a obrigação do edital, as prestadoras Claro, Tim e Vivo deverão ter no mínimo 13 estações ativas em Maceió
Sete bairros de Maceió serão os primeiros a receber o 5G na capital / Foto: Reprodução
Redação com Gazetaweb

 Ao menos sete bairros de Maceió devem contar com a tecnologia 5G a partir desta segunda-feira (19). Eles devem ser atendidos pela operadora TIM, que informou à Gazeta que vai ofertar o serviço na Jatiúca, Mangabeiras, Ponta da Terra, Ponta Verde, Farol, Ipioca e Feitosa. A operadora Vivo informou que vai atender os bairros de Ponta Verde, Jatiúca, Pajuçara e Mangabeiras. A operadora Claro informou apenas que já está com a estrutura pronta para ativar a rede 5G+ em Maceió.

No caso da TIM, a operadora informou que na sequência deve chegar aos bairros de Gruta de Lourdes, Cruz Das Almas, Poço, Levada, São Jorge, Pajuçara, Barro Duro, Jaraguá, Centro, Jacintinho, Pinheiro, Pitanguinha, Pontal Da Barra, Canaã, Serraria, Ouro Preto e Jardim Petrópolis.

A Gazeta apurou que a TIM está com infraestrutura pronta para ativar nestes 24 bairros, mas a Anatel só teria liberado 10 antenas neste primeiro momento e que as demais serão liberadas à medida que a Anatel for autorizando. Com base em experiências anteriores em outras cidades, a operadora espera que até o fim da semana chegue aos 24 bairros.

A Vivo também informou que já atua na ampliação para outras regiões nas próximas semanas. “Assim como ocorreu nas gerações anteriores, a expansão da rede 5G para outras localidades é gradual e evolui de acordo com capacidades técnicas e autorizações municipais para instalações de antenas”, disse a empresa em nota.

A Claro informou que a adoção do 5G+ não vai exigir nenhuma alteração de contrato. “Qualquer cliente com aparelho compatível e em área com cobertura pela tecnologia pode ter acesso ao 5G+ sem necessidade de mudar de plano ou de chip”, disse em nota.

A decisão da ativação do sinal em Maceió e mais seis capitais brasileiras foi tomada na quarta-feira (14), em reunião do Gaispi, grupo criado pela Anatel para cuidar da ativação da internet 5G.

O diretor de Vendas da TIM Nordeste, Bruno Talento, explicou que para esse primeiro momento, a meta estabelecida pela Anatel era de uma antena a cada 100 mil habitantes. “Em Maceió superamos essa meta e a partir da liberação da agência reguladora, estamos prontos para ativar o 5G em 24 bairros, o que vai beneficiar mais de 30% da população da capital”, estima.
Talento disse que as demais regiões terão o 5G da TIM ativado de acordo com o cronograma determinado pela Anatel. “No primeiro momento, queremos entregar ao cliente a melhor experiência possível em 5G e as primeiras semanas serão fundamentais para a otimização da rede”, declarou o diretor da TIM.

Até o dia 28 de novembro, quando vence a obrigação do edital, as prestadoras Claro, Tim e Vivo deverão ter no mínimo 13 estações ativas em Maceió. Além de oito estações de 5G ativadas em Aracaju/SE, cinco em Boa Vista/RR, 11 em Campo Grande/MS, oito em Cuiabá/MT, 14 em São Luís/MA e 11 em Teresina/PI.

Chamado de standalone ou SA, o 5G puro oferece velocidade dez vezes mais veloz que o 4G, além de menor tempo de latência (atraso) na resposta a comandos dos usuários. A tecnologia já é oferecida em 15 capitais: Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre, São Paulo, Curitiba, Salvador, Goiânia, Rio de Janeiro, Palmas, Vitória, Florianópolis, Recife, Fortaleza e Natal.

Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Tecnologia
KTO
KTO