De acordo com a pesquisa Panorama de Vendas 2024, elaborada pela RD Station, em parceria com a TOTVS, RD Station Conversas, Exact Sales e Lexos, 70% dos profissionais de venda afirmam que o WhatsApp é o canal com maior taxa de sucesso no contato com o cliente. Apesar disso, somente 18% dos entrevistados relatam fazer uso da ferramenta integrada a um CRM - Sistema de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente.
Para Felipe Otoni, CEO da SegSmart, plataforma que possibilita que empreendedores e empresas desenvolvam o próprio ecossistema de vendas, os dados são um sinal de alerta. “Hoje, o WhatsApp, que tem 2 bilhões de usuários, sendo 200 milhões utilizadores da versão business, é um recurso muito poderoso para aumentar o faturamento de forma acelerada, mas para isso, as pessoas precisam saber como converter conversas em vendas e como fazer uso de ferramentas que são cruciais para fomentar a operação na plataforma e crescer nos negócios”, explica.
Desenvolvedor de soluções digitais que ficaram conhecidas no mercado como Máquina de Vendas, Felipe destaca três tendências para potencializar o uso do WhatsApp e, por consequência, expandir o número de vendas, confira:
Disponível em ferramentas como a SegSmart Web Plus, extensão para o WhatsApp Web que otimiza a gestão dos leads e aumenta as vendas em até 93%, a transcrição de áudio para o aplicativo de mensagens instantâneas tem sido cada vez mais procurada pelos internautas que encontram facilidade em poder saber o que foi dito na mensagem antes mesmo de dar o play no áudio. Segundo Felipe, o recurso tem ganhado destaque por proporcionar benefícios em termos de comunicação, eficiência e análise de dados.
“A transcrição cria um registro exato das conversas, facilitando a busca de informações e permitindo ações como a personalização de futuras interações, análise de tendências de comportamento do consumidor, além de viabilizar a identificação de áreas de melhoria e ajustes nas abordagens de venda”, comenta.
Desenvolvido pelo japonês Taiichi Ohno para a Toyota Motor Corporation, o método - que consiste em uma estrutura de gestão de projetos que usa tarefas visuais para gerenciar fluxos de trabalho - pode ser aplicado no WhatsApp e permite uma gestão organizada das conversas. Segundo o CEO da SegSmart, o recurso torna a visualização mais fácil e prática, proporcionando agilidade no atendimento ao cliente.
Por último, Felipe destaca que ferramentas que possibilitam que todo o time de vendas utilize o mesmo número de WhatsApp será cada vez mais procurada pelos usuários. Isso porque a conexão da equipe, o acompanhamento de atendimentos e a possibilidade de transferência de conversas entre os atendentes, torna a assistência ao cliente mais ágil e eficiente.
“O consumidor atual busca por presteza e serviços efetivos, dessa forma, o time de vendas precisa ter processos simplificados, fáceis e práticos. Por essa razão, soluções que maximizam o potencial do atendimento via WhatsApp serão cada vez mais procuradas”, encerra Felipe.
Fundada em 2016, a SegSmart é uma empresa que visa otimizar os processos de venda de produtos e serviços pela internet para qualquer pessoa ou empresa que necessite alavancar os negócios. Por meio de soluções completas de gerenciamento e escalabilidade, auxilia na potencialização das vendas através de um sistema de indicações e oferece uma extensão para o WhatsApp Web que aperfeiçoa a gestão dos contatos e aumenta as vendas em até 93%.
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