O abastecimento de água nas regiões afetadas pelos temporais do último fim de semana começou a ser normalizado. O serviço é retomado gradativamente na maioria das 44 cidades que ficaram sem água tratada, mas sete continuam desabastecidas nesta quarta-feira (6)
De acordo com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), a falta de água persiste por causa da qualidade da água dos mananciais de captação e dos danos causados pelas enchentes em equipamentos da Companhia.
Segundo a CASAL, as cidades que continuam sem serviço de água tratada são:
Maribondo
Murici
Capela
Ibateguara
Novo Lino
Traipu
Palmeira dos Índios
O abastecimento de água ficou comprometido devido ao transbordamento de rios, que levaram uma grande quantidade de lama e sedimentos aos mananciais em todas as regiões, elevando o nível de turbidez e causando danos a equipamentos.
Na maioria das cidades, o fornecimento é retomado à medida em que os técnicos recuperam equipamentos e fazem novas avaliações sobre a qualidade da água.
Onde o abastecimento começou a ser normalizado
Quebrangulo - as equipes técnicas repararam a adutora Caranguejinha. O abastecimento está voltando aos poucos para a cidade.
Palmeira dos Índios - O abastecimento da cidade deverá voltar parcialmente até esta quarta-feira (6). Foi colocada uma bomba de captação no Sistema Carangueja
Bacia Leiteira - O sistema coletivo foi reativado, mas com vazão reduzida em função da qualidade da água bruta do Rio São Francisco. O abastecimento está sendo retomado aos poucos para todas as 18 cidades atendidas.
Região Agreste - os dois Sistemas Coletivos foram reativados, mas também com vazão reduzida em virtude das dificuldades do tratamento. O abastecimento de Arapiraca e outras nove cidades do entorno começou a ser retomado de forma gradativa na terça (5).
Nas cidades atendidas pela Parceria Público-Privada (PPP) com a Agreste Saneamento, o abastecimento foi retomado aos poucos.
Com informações da CASAL
Atualmente, o Sistema Coletivo do Agreste (SCA) que atende as cidades de Arapiraca, Coité do Nóia, Igaci, Craíbas, Feira Grande, Lagoa da Canoa, Girau do Ponciano, Campo Grande, Olho D'água Grande, São Brás encontra-se com 50% da sua capacidade de produção, com previsão de ampliação para 90%.
Rompimento de adutora em Piaçabuçu
Além das cidades afetadas pelas chuvas, o abastecimento de água em Piaçabuçu, no interior de Alagoas, também foi temporariamente suspenso nesta quarta (6) por causa do rompimento na adutora que abastece a região. A Casal informou que o problema não tem relação com as cheias.
O rompimento foi identificado no trecho que passa pelo povoado Penedinho. O reparo está previsto para ser feito durante a tarde, mas o abastecimento será normalizado de forma gradativa.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.