Alagoas recebe do Governo Federal nesta terça-feira (14) cerca de 30 mil doses da vacina Janssen. Neste final de semana, a demanda pela dose de reforço do imunizante na capital foi alta e a Prefeitura de Maceió teve que estabelecer novo esquema para vacinar a população.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Alagoas, o estado irá receber 29.700 doses. A vacina Janssen só estava sendo aplicada em uma dose na população, diferente dos demais imunizantes. No entanto, o Ministério da Saúde recomendou que os estados apliquem uma segunda dose de reforço.
Em decorrência da alta procura pelo imunizante no final de semana, a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) informou que a partir de hoje (13) começa a ser realizada a distribuição de fichas no início da vacinação.
A procura pela dose de reforço da vacina contra a Covid da fabricante Janssen gerou tumulto, na manhã de sábado (11), no ponto de vacinação no Maceió Shopping, em Maceió. A Prefeitura de Maceió já havia informado que aplicaria apenas 1.740 doses, o equivalente a 10% do total aplicado na primeira e que por isso elas seriam aplicadas em dois pontos.
Ainda segundo a pasta, a distribuição das fichas acontecerá nos dois pontos que dispõem de vacina da Janssen, no Maceió Shopping (Mangabeiras) e Praça Padre Cícero (Benedito Bentes).
A Secretaria de Saúde de Maceió reforçou, ainda, que a prefeitura retomará a imunização contra a Covid-19 para este público somente quando o Governo do Estado enviar novas doses da vacina da Janssen.
Segundo a Sesau, a "distribuição só é definida depois que os imunizantes chegam e são contabilizados, têm a temperatura aferida e são armazenados".
A aplicação da dose de reforço da vacina da Janssen são destinados ppara os usuários que tomaram a dose única e que são maiores de 18 anos.
O intervalo mínimo para aplicação da dose de reforço é de dois meses (60 dias) após a primeira dose, exceto em dois casos. São eles: Usuários com alto grau de imunocomprometimento devem tomar a dose adicional com prazo de 28 dias do esquema vacinal primário. É necessária a comprovação da condição de saúde com laudos, prescrições, atestados e exames com laudo diagnóstico; e mulheres que ficaram gestantes após a primeira dose devem tomar a dose de reforço exclusivamente com a vacina Pfizer. E nesse caso, deve ser apresentada a prescrição médica autorizando a vacinação.
Os documentos necessários para a vacinação, além dos citados acima, são o cartão de vacinação e o documento de identificação com foto.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.