A Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh/AL) emitiu, nesta sexta-feira (17), um novo alerta indicando condições favoráveis à ocorrência de baixa umidade relativa do ar – abaixo de 20% -, pode gerar incidência de radiação ultravioleta em índices elevados. O alerta pode se estender pelo menos até a próxima segunda-feira (20).
Segundo a Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN) da secretaria, a presença de sistema de alta pressão, associado a atuação de uma massa de ar seco e quente, inibe a formação de nebulosidade sobre o estado de Alagoas. Isso deve atingir regiões ambientais do Sertão e Sertão do São Francisco.
“Isso favorece a incidência de radiação ultravioleta em índices elevados (12 +) sobre a região. As regiões ambientais que apresentarão os menores índices de umidade relativa do ar, serão as regiões do Sertão e do Sertão do São Francisco”, diz o documento emitido pela pasta.
Com isso, há aumento do potencial de risco de incêndios em pastagens e florestas na região, elevação da evaporação, com consequente diminuição de reservas hídrica, além de riscos à saúde humana, como complicações alérgicas e respiratórias, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos.
“A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN) segue monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento”, finalizou o órgão.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.