O Governo de Alagoas informou que, até o momento, foram negativos para a Influenza Aviária os resultados das análises laboratoriais realizadas em aves migratórias mortas e/ou doentes encontradas no litoral alagoano.
Conforme ressaltou o Estado, devido ao decreto de estado de emergência zoossanitária, emitida no dia 22, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, em função da detecção da infecção pelo vírus da Influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade (IAAP) em aves silvestres no Brasil, os órgãos responsáveis seguem acompanhando a situação, com as devidas ações de vigilância e rastreio.
Em nota encaminhada à imprensa, o Governo enfatizou que a informação é uníssona entre os seguintes órgãos: Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas, Instituto do Meio Ambiente, Polícia Militar do Estado de Alagoas (Batalhão de Polícia Ambiental), Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria de Estado da Comunicação.
Diante deste cenário, os referidos órgãos reforçam as seguintes dicas:
- Não tocar, recolher, resgatar ou receber aves mortas ou doentes em área litorânea;
- Caso encontre alguma ave doente ou morta, ligar para o Batalhão de Polícia Ambiental, pelos telefones 190, (82) 3315.4225 e (82) 98833.5879, para o devido recolhimento do animal;
- Em caso de dúvida sobre como proceder ao encontrar alguma ave morta e/ou doente, consultar sites ou redes sociais dos órgãos oficiais.
A DOENÇA
A influenza aviária é uma doença viral altamente contagiosa e fatal que afeta aves domésticas e silvestres. Ela também pode ser transmitida para humanos, no entanto, não é uma doença transmitida pela carne de aves nem pelo consumo de ovos.
*Com Governo de Alagoas
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.