Suspensa há quatro meses, a Operação Carro-Pipa vai voltar a reforçar o abastecimento das cidades afetadas pela seca em Alagoas. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (10) pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), após o governador Paulo Dantas (MDB) decretar emergência em 24 municípios.
Segundo o presidente da AMA, Hugo Wanderley, a volta da operação foi garantida pelo ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, com quem se reuniu em Brasília nesta semana. "Vamos seguir lutando para tornar a operação de acesso a água potável permanente", disse.
Não foi informada, entretanto, uma data para o retorno da operação. A coordenadora técnica de Defesa Civil da AMA, Margarete Bulhões, explicou que “todos os gestores estão se movimentando e também estão com os decretos municipais atualizados”.
A volta da Operação Carro-Pipa foi possível por causa do decreto do governo estadual, que possibilita que os municípios recebam recursos da União e sejam incluídos no programa, uma cobrança antiga das prefeituras e que já era recomendada pela Defensoria Pública da União (DPU).
A Operação Carro-Pipa é realizada pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional em parceria com o Exército Brasileiro. Em Alagoas, até ano passado, o programa fornecia água potável para 138 mil pessoas em 37 municípios.
Apesar de o decreto publicado nesta sexta (10) incluir 24 cidades, o governador Paulo Dantas informou que, após uma nova avaliação da Agência Nacional de Águas (ANA), mais municípios poderão ser incluídos no decreto.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.