A ex-primeira dama de Alagoas e esposa do senador eleito Renan Filho (MDB), Renata Calheiros, foi eleita, na tarde desta quinta-feira (15), pela Assembleia Legislativa (ALE), conselheira do Tribunal de Contas. Ela assume o posto que foi ocupado por Cícero Amélio, aposentado após uma longa disputa nos tribunais brasileiros.
A disputa pelo posto de conselheiro chegou a ter nove inscritos, mas, após análise das Comissões de Constituição e Justiça e Orçamento, três nomes foram impugnados porque faltaram à sabatina, realizada na Casa de Tavares Bastos. Renata Calheiros obteve uma votação expressiva: 22 dos 24 votos de deputados presentes.
O tio do senador eleito Renan Filho, deputado Olavo Calheiros (MDB) não esteve presente na sessão. O deputado Francisco Tenório (PP) e Jó Pereira (PSDB) não marcaram presença na eleição de Renata Calheiros.
Conforme o resultado oficial, além dos 22 votos recebidos por Renan Calheiros, apenas Kézia Sayonara recebeu a manifestação favorável dos deputados. Ela obteve dois votos. Os demais não tiveram sequer um voto. São eles: Fábio José Correia Leal Costa; Basile Georges Campos Christopoulos; Flávio Gilberto Farias dos Santos e Lisângela Maria Rubik da Silva
Saiba mais sobre a formação acadêmica de Renata
Renata é formada em administração pública pela Universidade de Brasília (UNB) e tem especialização em primeira infância em Harvard. Como primeira-dama, conforme currículo divulgado na inscrição, ela possui experiência como idealizadora e coordenadora Geral do Programa Criança Alagoana (CRIA); idealizadora e coordenadora geral do Programa Alagoas Feita à Mão, idealizadora e coordenadora da estratégia de melhoria da qualidade de ensino na Secretaria Municipal de Educação de Murici, idealizadora e coordenadora de ações sociais e culturais da Prefeitura Municipal de Murici (2005 a 2010), e técnica concursada da Caixa Econômica Federal desde 2001.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.