Dólar hoje R$ 5,799 Arapiraca, AL 21ºC Tempo nublado
Editorias
09/09/2022 18:00
Alagoas

Associação de Provedores alerta que 200 mil pessoas podem ficar sem internet

A associação informou que a falta de internet já é realidade em algumas localidades de Maceió
Fios de internet / Foto: Reprodução
Redação com assessoria

A retirada de postes e fiação de bairros de Maceió, por parte da Equatorial Energia, pode deixar quase 200 mil pessoas sem internet. É o que apontam os dados da Associação dos Provedores do Estado de Alagoas, que foram divulgados nesta sexta-feira (9).

A associação informou que a falta de internet já é realidade em algumas localidades de Maceió, principalmente na periferia. Somente esta semana, o problema foi identificado nos bairros Trapiche da Barra, especificamente na Vila dos Pescadores, no Jacintinho - na Grota do Cigano, Grota do Arroz -, e até bairros de classe média, como Gruta de Lourdes.

“Na Vila dos Pescadores, vários clientes, cerca de 900 pessoas, ficaram sem internet por três dias por conta da troca de postes e com um problema: sem comunicação prévia”, disse o presidente da Aspeal, Ângelo Rosa.

Proprietário de um pequeno provedor de internet que alimenta bairros como Jacintinho, Poço, Vale do Reginaldo, Henrique Marques teve a conexão de seus clientes prejudicada com poste danificado, fiação de fibra óptica jogada ao chão, gerando um prejuízo de cerca de R$ 100 mil. ”Da forma como eles estão realizando esses serviços, estão prejudicando muitos assinantes, deixando sem conexão, devido à forma como executam os trabalhos, sem nenhuma notificação prévia”, queixa-se Henrique.

Atualmente, os pequenos provedores de internet banda larga em Alagoas e na capital Maceió ocupam cerca de 70% do mercado de internet. Nacionalmente, os dados apontam que as operadoras de internet menores lideram a participação de mercado em 3.509 cidades brasileiras. Esse tipo de crescimento ocorre porque as grandes operadoras não conseguem investir na expansão das redes de fibra óptica. As gigantes ainda estão limitadas à tecnologia ADSL/VDSL.

O mercado já mobiliza, na economia alagoana, cerca de mil empresários com mais de 20 mil funcionários e estão presentes em todos os municípios. Só em Maceió, são cerca de 500 empresários que levam a internet para as grotas e a periferia.

Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Alagoas
KTO
KTO