Dólar hoje R$ 5,802 Arapiraca, AL 36ºC Tempo limpo
Editorias
28/08/2023 16:01
Alagoas

Barraca Carlito é demolida após decisão da Justiça

Prefeitura de Maceió montou uma força-tarefa com, aproximadamente, 35 pessoas trabalhando diretamente com a demolição
Prefeitura de Maceió montou força-tarefa para realizar a demolição da Barraca Carlito / Foto: Rogério Costa
Redação com Gazetaweb

Após ser adiada por duas vezes, nesta segunda-feira (28), a Barraca Carlito, localizada na Av. Álvaro Otacílio, no bairro da Ponta Verde, em Maceió, foi demolida por determinação da Justiça Federal, em uma ação que foi julgada no ano de 2015. O avanço do mar e a realização de obras não adequadas geraram erosão no calçadão e no piso da barraca.

A Prefeitura de Maceió montou uma força-tarefa com, aproximadamente, 35 pessoas trabalhando diretamente com a demolição, com o auxílio de três caçambas, um caminhão e um trator. 

Até mesmo o trânsito na Álvaro Otacílio foi modificado. O tráfego de veículos está sendo feito apenas em uma faixa no sentido Ponta Verde/Jatiúca. No sentido contrário, há um desvio pela Praça Emílio Maia.

 

Na barraca, a demolição teve início às 9h, quando os trabalhadores começaram a retirar a parte do telhado. A previsão é que todo o serviço seja concluído no final da tarde de hoje.

Determinação da Justiça

A demolição da barraca de praia Carlito e de outras três barracas é resultado de uma ação na Justiça Federal, que foi julgada no ano de 2015. O processo julgou a ocupação desordenada na orla da capital.

O juiz federal Raimundo Alves de Campos Júnior determinou a recuperação das áreas onde as barracas e quiosques estão localizados. A decisão, no entanto, ponderava que a demolição só deveria ser feita se os órgãos ambientais competentes (Ibama e Sempma), a Secretaria do Patrimônio da União e o MPF entendessem, em senso comum, que a medida ainda era necessária.

Atendendo a um pedido dos proprietários da Barraca Carlito, a demolição foi adiada por duas vezes para que os objetos fossem retirados. O estabelecimento conta com 30 funcionários. Durante esse tempo, tapumes foram colocados no entorno da barraca até a sua demolição, para evitar a passagem e permanência de pessoas no local, tendo em vista os riscos que ela oferece.

Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Alagoas
KTO
KTO