As primeiras beneficiadas do Cartão CRIA, programa da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento (Seades), serão as gestantes, que a partir desta sexta-feira (05) podem dirigir-se aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS)dos seus municípios levando as documentações exigidas: CPF, carteira de identidade, o Número de Identificação Social (NIS), comprovante de residência; caderneta da gestante ou encaminhamento da UBS, com o início do pré-natal.
Crianças com síndrome congênita por Zika vírus também estão contempladas neste primeiro grupo.
As famílias que possuem crianças entre 0 e 2 anos de idade só devem procurar os CRAS a partir do dia 1º de abril. Por fim, serão cadastradas as crianças de até 5 anos, com data prevista para cadastramento a partir do dia 1º de maio. Além dos documentos pessoais, os responsáveis precisam levar o comprovante de residência e a certidão de nascimento ou RG da criança.
De acordo com a superintendente de avaliação e gestão da informação da Seades, Daniella Gazzaneo, todas as famílias que vivem na pobreza e extrema pobreza em Alagoas, com gestantes ou crianças de até 60 meses serão cadastradas.
Daniella Gazzaneo garantiu que todas as equipes de Secretarias de Assistência Social, dos 102 municípios alagoanos, foram capacitadas para realizarem o cadastramento das famílias e que que à medida que isso for ocorrendo, serão entregues os cartões e divulgadas as datas do começo do recebimento dos 100,00 reais mensais.
O Cartão CRIA é uma ação do Programa Criança Alagoana (CRIA), voltado aos cuidados com a primeira infância de Alagoas. Até o final de 2021, cerca de 180 mil famílias, que vivem na pobreza e extrema pobreza, serão beneficiadas e farão parte do maior programa de transferência de renda do Estado.
DATAS POR CATEGORIAS FAMILIAR
Gestantes: a partir do dia 05/02
Crianças com Zika vírus: A partir do dia 01/02
Crianças até 2 anos: A partir do dia 01/04
Crianças até 5 anos: A partir do dia 01/05
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.