As equipes de fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) estão na fase final da ação de inspeção nos hospitais e clínicas especializadas de Alagoas, com previsão de término para o próximo mês de abril.
A operação já conta com 73 unidades oficiadas, com 13 delas já tendo entregue os devidos documentos, atualmente em análise pelo setor.
Grandes hospitais como o Hospital Geral do Estado (HGE) e Unimed estão entre os que já passaram as informações solicitadas do Conselho.
A iniciativa consiste numa fiscalização indireta por meio de ofícios para as unidades hospitalares a fim de confirmar a presença de registros e ARTs de profissionais habilitados para manutenção de equipamentos médicos, como aparelhos de hemodiálises, ultrassonografia, incubadoras, bem como ares-condicionados, extintores, grupos geradores e afins.
Segundo o gerente de Fiscalização do Crea-AL, o engenheiro civil Igor Balbino, o período delicado que o sistema de saúde enfrenta requer todo cuidado e segurança possível, e esta ação de fiscalização visa oferecer este tipo de garantia.
“Seguimos um vasto checklist das atividades tangentes ao nosso Sistema que são executadas nos hospitais e que têm importância vital para o bom funcionamento dos estabelecimentos. A ideia é apurar os registros e contratos, e ter certeza que a sociedade pode usufruir destes serviços com segurança”, explicou.
Ação integrada
O planejamento deu-se através de uma demanda do Confea, que deliberou em plenária uma grande ação conjunta com todos os Creas para a fiscalização de 100% dos hospitais até este ano. A necessidade deste tipo de fiscalização se fez ainda mais evidente após a ocorrência de incêndio no Hospital Municipal Zona Norte Doutor Nestor Piva, em Aracaju, que deixou quatro vítimas. De acordo com o laudo final do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), a ocorrência teve como causa um superaquecimento do aparelho de ar-condicionado, instalado na sala de prescrição médica.
Próximas ações
Com a conclusão das inspeções nos hospitais em abril, a fiscalização do Crea-AL já encaminha duas novas ações para a sequência. Usinas e órgãos públicos estão no planejamento, que também serão alvo de fiscalização indireta com envio de ofícios a partir do mês de maio.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.