Dólar hoje R$ 5,452 Arapiraca, AL 22ºC Tempo nublado
KTO
KTO
Editorias
02/09/2021 11:42
Alagoas

Conta de água vai aumentar em mais de 8% a partir de outubro em 67 cidades de AL

Os serviços de fornecimento de água e esgotamento sanitário da Casal serão reajustados em 8,085% para todas as categorias
O último aumento de tarifa da Casal havia sido implantado em julho de 2019 / Foto: Divulgação Assessoria
Laís Pita com Assessoria

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) comunica aos seus clientes dos 67 municípios em que é responsável pela distribuição de água, ou seja, daquelas localidades fora da Região Metropolitana de Maceió, que a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) aprovou um reajuste tarifário para os serviços ofertados.

A autorização foi publicada nessa quarta-feira (1º) no Diário Oficial do Estado e o reajuste será aplicado a partir do dia 1° de outubro deste ano.

Os serviços de fornecimento de água e esgotamento sanitário da Companhia serão reajustados em 8,085% para todas as categorias (residencial, comercial, industrial e público). O último aumento de tarifa da Casal havia sido implantado em julho de 2019, o que significa que a Companhia está há dois anos e dois meses sem nenhuma elevação de tarifa.

A medida atual levou em conta um estudo econômico realizado pela Casal e encaminhado à Arsal que apontou aumento de custos operacionais e de investimentos, entre eles, energia elétrica, com índice de reajuste estimado de 19,32% nos últimos dois anos, insumos (produtos químicos), com 41,96%, e mão de obra, com 4,94%.

Sensibilizada com a situação da pandemia, que causou redução de renda das famílias, a Casal resolveu não reajustar a tarifa nos últimos dois anos e dois meses, isto é, não houve atualização dos valores desde julho de 2019. Destaca-se ainda que esse reajuste não reflete um aumento real (acumulado) para as contas de água e esgoto dos clientes, apenas corrige parte do impacto inflacionário dos últimos 24 meses, o qual havia sido totalmente assumido pela empresa.

Outra medida adotada pela Casal como forma de solidariedade às famílias afetadas pelas consequências econômicas da pandemia foi a suspensão, por mais de um ano, do corte de água por motivo de inadimplência, ou seja, pelo não pagamento das contas.

Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Alagoas