O Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), atingiu, nessa quinta-feira (9), os 81,30% de alagoanos, a partir de 18 anos, vacinados com a primeira dose dos imunizantes ou com o imunizante de dose única contra a Covid-19. Isso corresponde a 1.892.156 pessoas. Apesar disso, a população alagoana deve continuar seguindo as restrições sanitárias e o protocolo de distanciamento social.
Alagoas encontra-se acima da média do Nordeste, que tem 74,31% dos nordestinos vacinados com a primeira dose dos imunizantes ou com a vacina de dose única.
Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, em 19 de janeiro deste ano, foram aplicadas em Alagoas o imunizante de dose única (Janssen) e os imunizantes de duas doses: AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer.
O Secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, comemora o avanço da vacinação. “A ocupação hospitalar está cada vez mais baixa e o número de pessoas vacinadas está cada vez mais alto. E para que Alagoas continue avançando na luta contra a Covid-19, as pessoas devem responder ao chamado para a imunização para a primeira dose e a segunda”, reforça.
O gestor da Saúde enfatiza, ainda, a importância da manutenção das medidas sanitárias. “A população deve continuar mantendo o distanciamento social, o uso da máscara e a higienização das mãos, para que a taxa de transmissibilidade do novo coronavírus não suba. Essas são as medidas que podem evitar que a variante delta provoque uma nova onda no Estado”.
Balanço – Até quinta-feira (9), Alagoas recebeu, do Ministério da Saúde (MS), 3.839.336 doses das vacinas CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen. No total, o Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, órgão vinculado à Sesau, já distribuiu 3.174.803 doses de vacinas para os 102 municípios.
Desde o início da Campanha Estadual de Vacinação em Alagoas, em 19 de janeiro deste ano, foram aplicadas 2.778.376 doses. Deste total, 1.875.916 de pessoas tomaram a primeira dose (D1) e 902.460 já foram imunizadas com a segunda dose (D2) e dose única (DU).
E para que a ocupação de leitos não volte a subir é preciso continuar atento aos cuidados no combate à Covid-19, inclusive para evitar a proliferação de novas variantes. Por isso, não esqueça:
- Use máscara ao sair de casa;
- Respeite os protocolos de distanciamento social;
- Lave suas mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel;
- Evite tocar os olhos, nariz ou boca;
- Cubra nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou expirar;
- Fique em casa se você se sentir indisposto;
- Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.