Monitorando a situação de perto, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Defesa Civil Nacional, emitiu um alerta de fortes chuvas para todo o litoral do Nordeste brasileiro, incluindo Alagoas, até este sábado (4).
Além de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe estão em alerta laranja, que indica risco de grandes acumulados de chuvas.
De acordo com o Instituto Nacional de Metrologia (Inmet), os acumulados podem ser de até 100 milímetros por dia. O normal para esta época do ano é que esse volume diário fique entre 20 e 30 mm. Há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, queda de galhos de árvores e corte de energia elétrica em muitos municípios desses estados.
Até o momento, o Governo Federal já destinou para Alagoas cerca de R$ 17,8 milhões, que devem usados para compra de itens de assistência humanitária, como cestas básicas, refeições prontas, colchões, combustível e kits de limpeza, dormitório e de higiene pessoal.
O total de R$ 17,8 milhões foram liberados para doze cidades alagoanas: Feliz Deserto; São Miguel dos Campos; Coruripe; Rio Largo: Barra de São Miguel; Passo de Camaragibe; Traipu; Penedo, Roteiro, Maceió; Coité do Nóia e Marechal Deodoro.
Os municípios afetados devem se cadastrar no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Na ferramenta, é possível elaborar Planos de Contingência; registrar desastres ocorridos no município/estado; solicitar o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública; solicitar recursos federais a partir da elaboração de formulários on-line; consultar e acompanhar as solicitações de reconhecimento e de repasses para ações de resposta e de recuperação, e buscar informações sobre recorrências de desastres com base em dados oficiais.
Com Assessoria
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.