O secretário de Saúde de Alagoas, Alexandre Ayres, aproveitou que está em Arapiraca, nesta sexta-feira (09), e deu uma entrevista para o programa Show de Notícias.
Sobre os últimos 16 meses, o novo coronavírus chegou em março de 2020, fazendo uma avaliação de como o estado enfrentou a pandemia até aqui, o secretário considera positivo o resultado, inclusive com reconhecimento nacional.
"Alagoas fez a maior ampliação de leitos da história de Alagoas, salvamos 12 mil vidas", falou Ayres.
Ele mencionou as perdas dolorosas de amigos e familiares e considerou a covid-19 uma doença castigante. "Além da saúde chegou acabando com a economia", lamentou.
Hoje, no começo de julho, Alagoas caminha para o fim da segunda onda sem colapsar a sua rede hospitalar, poucos estados do país conseguiram chegar até aqui dessa forma. E olha que Alagoas, entre os estados do Nordeste, era o que tinha menos leitos públicos por habitantes.
Alagoas chega em julho com novos hospitais entregues e outros sendo construídos. Conta com cerca de 1400 leitos.
Como está em Arapiraca, Alexandre citou a UPA do bairro Primaveira, que vai ser entregue em outubro, com 350 profissionais contratados, três médicos de plantão 24h e capacidade para atender 350 pacientes por dia.
A respeito do novo decreto, anunciado ontem e que começou a valer nesta sexta, o secretário disso que tudo depende do comportamento do cidadão alagoano, que é o principal protagonista nesse combate e precisa colaborar.
Já sobre as vacinas, Ayres falou que o estado só estoca as segundas doses e as remessas que chegam para a primeira são distribuídas imediatamente para os municípios.
"Até outubro teremos todos os adultos de Alagoas vacinados", disse.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.