Para que a energia elétrica chegue com segurança e qualidade até os alagoanos, é necessário que haja um planejamento elétrico prévio por parte dos responsáveis pelas unidades consumidoras, no momento da construção dos imóveis, nas instalações internas. E para evitar problemas futuros e situações indesejadas, durante este estudo um dos pontos levados em consideração é a quantidade de carga suportada pela rede. Quando esses padrões definidos previamente não são obedecidos, pode haver a sobrecarga na fiação, representando um risco para a população e ao fornecimento de energia.
O gerente de relacionamento com o cliente da Equatorial Alagoas, Carlos Morais, conta que é comum com o passar dos anos, os consumidores ampliarem a quantidade de equipamentos em casa, bem como a demanda de instalações também. Entretanto, quando isso acontece, há a sobrecarga da fiação e dos disjuntores e os clientes devem solicitar junto à distribuidora de energia o aumento de carga, que pode ser de monofásica ou trifásica.
“Quando o cliente nos procura, seja ele residencial, comercial ou industrial solicitando a mudança de carga, fazemos a soma da potência de todos os equipamentos instalados naquela unidade consumidora, desde lâmpadas até eletrodomésticos. Com base nessas informações a empresa autoriza ou não a troca do padrão. Outra situação que vemos bastante, são clientes que possuem uma unidade residencial e transforma ela em um ponto comercial aumentando o número de equipamentos em uso e isso pode acarretar grandes prejuízos se não for feita a devida comunicação junto à concessionária”.
“Outro ponto que merece atenção, são as ligações provisórias. Seja em caso de reformas ou realização de eventos, a necessidade do aumento de carga também deve ser comunicada à Equatorial”, complementou o gerente.
Trazendo para o dia a dia, Carlos explica que a utilização do “T” ou “benjamins”, para a conexão de diversos aparelhos, também é um exemplo de aumento de carga irregular dentro das residências. O mais seguro é ligar os equipamentos com potências compatíveis numa tomada dimensionada para tal e utilizar o filtro de linha.
Carlos também destaca, que as ligações clandestinas e irregulares também podem ocasionar sobrecarga de energia, além de provocar curto-circuito e acidentes. “A nossa rede é planejada para atender uma determinada demanda. As ligações realizadas à revelia da concessionária não passam por um estudo de planejamento prévio, aumentando de forma indiscriminada a quantidade de carga na rede, podendo gerar um curto-circuito e causar uma situação insegura para a população”, completou.
Veja como solicitar a alteração de carga e fique atento aos prazos para execução do serviço:
A Equatorial orienta que a comunicação deve ser feita nas agências de atendimento presencial da Distribuidora, localizadas nos 102 municípios alagoanos. Ao se dirigir até um posto de atendimento, o cliente deve ter em mãos seus documentos pessoais como CPF, RG e a conta contrato da sua unidade consumidora e durante o atendimento ele irá declarar a necessidade do aumento/alteração de carga.
Ou se preferir, a solicitação também pode ser feita pelo site https://al.equatorialenergia.com.br/ - na aba “alteração de carga/fase”.
Critérios para a solicitação:
- É de responsabilidade do cliente ter o padrão devidamente montado (conforme norma da Equatorial) em local adequado para receber seu novo medidor. Para conferir as normas técnicas basta acessar o link: https://al.equatorialenergia.com.br/informacoes-gerais/perguntas-frequentes/passo-a-passo-ligacao-nova/.
Obs. Esse padrão deve ser planejado e executado por profissionais qualificados, autorizados e habilitados para o exercício da profissão.
- Declaração da carga instalada (Relação de todos os equipamentos elétricos que serão utilizados com informações sobre a quantidade e potência, principalmente para motores);
- Para casos de aumento de carga não é possível realizar o serviço com débitos vencidos
Prazos:
- 05 dias úteis: Vistoria e conexão em tensão menor que 2,3 kV
- 10 dias úteis: Vistoria e conexão em tensão igual ou maior que 2,3 kV e menor que 69 kV
- 15 dias úteis: Vistoria e conexão em tensão igual ou maior que 69 kV
Vale lembrar, que em casos de aumento de carga, é feito uma análise na rede de distribuição para identificar se é possível atender à solicitação no mesmo instante ou se haverá necessidade de obra na rede. Em eventual situação de obra, será elaborada uma carta de orçamento no prazo de 30 dias, podendo ter ou não participação financeira do solicitante. O prazo para execução da obra será discriminado na carta e a obra só será iniciada quando todas as condições forem cumpridas.
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