As chamadas ligações clandestinas, o popular “gato” e ligações improvisadas de energia põem em risco a segurança da população, já que os desvios não atendem os padrões de fornecimento, podendo ocasionar o rompimento de cabos, curtos-circuitos e até mesmo incêndios. O alerta é da Equatorial Energia Alagoas, que chama atenção dos alagoanos sobre os perigos das ligações irregulares na rede elétrica. É por isso que é preciso ter muito cuidado, especialmente em como é feita a ligação no imóvel.
“Infelizmente temos visto notícias frequentes de acidentes de populares, ao tentar fazer esse tipo de ligação, proibida pela empresa. Normalmente, quem pratica esse ato não tem conhecimento sobre eletricidade e nem utiliza os equipamentos de proteção necessários para trabalhar com a rede energizada. As emendas realizadas podem romper, levando a quedas de cabos, expondo assim a própria pessoa e pessoas que passam pelo local. Os acidentes chegam a ser fatais”, explica o executivo de Segurança da Equatorial, Rafael Clemente.
Clemente explica ainda que a distribuidora tem reforçado a divulgação de orientações para evitar os acidentes com energia. “Desde junho, a Equatorial está com uma campanha de Segurança que tem o slogan ‘Nossa maior ligação é com a sua segurança, é com a sua vida’, nos diversos meios de comunicação com o objetivo de chamar atenção para situações inseguras do dia a dia para conscientizar a população sobre os cuidados com a rede elétrica”.
Além disso, o executivo reforça que as ligações irregulares comprometem a qualidade do fornecimento, o que pode provocar sobrecarga no sistema elétrico, ocasionando oscilação e a falta de energia na região. A população também pode sofrer com danos aos equipamentos elétricos devido à queda na qualidade da energia, com o elevado número de gatos.
As pessoas que precisarem de uma ligação de energia, devem formalizar o pedido para a Equatorial. “Os profissionais da distribuidora estão capacitados a realizar os serviços com segurança. As redes elétricas também são dimensionadas para atender um determinado número de clientes e quando necessário são programadas readequações para fornecer energia às novas unidades. Então, fazemos o apelo para quem estiver em situação irregular, que entre em contato com a empresa pelo e-mail [email protected] para solicitar o pedido de ligação de energia”.
A Equatorial orienta ainda que se alguém for vítima de choque elétrico dentro da unidade consumidora, não se deve tentar tocar na pessoa que está recebendo a descarga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou chave geral e ligar para emergência no 193 ou 192. Se o acidente for em via pública, além manter a distância e ligar para a emergência, é preciso acionar a Equatorial através do telefone 0800 082 0196 para que seja feito o desligamento da energia.
DENÚNCIAS – O furto de energia é crime com pena prevista de até quatro anos de prisão. As denúncias de ligações clandestinas e irregulares podem ser feitas na Central de Atendimento da Equatorial através do telefone 0800 082 0196 ou no site www.equatorialalagoas.com.br. Não há necessidade de se identificar. Depois de registrada no sistema, uma equipe será encaminhada para realizar a inspeção.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.