A Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), através da Superintendência de Política de Gestão para Pessoas (SUPGP), reuniu na manhã desta segunda-feira (09) representantes de todos os órgãos do Governo do Estado para a apresentação e lançamento do Selo da Diversidade. O projeto visa reconhecer o compromisso dos órgãos no fortalecimento da promoção de ações de inclusão e diversidade direcionadas por quatro temáticas principais: inclusão da pessoa com deficiência, pautas LGBTQIAPN+, igualdade de gênero e raça e o combate ao etarismo.
O projeto prevê que as ações desenvolvidas pelas secretarias deverão atender à matriz dos critérios pré-estabelecidos pela Seplag. São eles: estrutura da instituição; desenvolvimento dos servidores; lideranças representativas; participação no censo e formação para profissionais de unidades setoriais de valorização de pessoas.
Para cada ação realizada, dentre os critérios estabelecidos, uma pontuação será atribuída ao órgão e, após a análise da comissão que irá apurar os pontos, haverá uma cerimônia de premiação. Cada entidade poderá receber o Selo da Diversidade de acordo com a sua classificação, dentro das categorias bronze, prata e ouro. A premiação ajudará na identificação do engajamento de cada secretaria, destacando o compromisso de todo o governo Paulo Dantas em assegurar um ambiente mais diverso e inclusivo para os seus servidores.
“O projeto é um reconhecimento da gestão que vai ser feito por meio de premiação aos órgãos e entidades que demonstrarem compromisso em fortalecer todas essas ações e pautas voltadas à inclusão e à diversidade. E a importância do selo vem de reafirmar a visão plural do Governo em relação ao reconhecimento de uma realidade que é desigual e que, nesse contexto, cada entidade poderá buscar de forma contínua aprimoramento, seja por meio dos espaços institucionais, seja por meio do desenvolvimento do servidor e de outras ações”, salienta Tatiane Lavarini, superintendente da SUPGP.
Na reunião desta manhã foi apresentado o Selo da Diversidade para todas as secretarias e aberto um debate para sanar dúvidas e fazer sugestões propositivas sobre o projeto. A normatização do Selo ocorreu por meio Portaria Nº 11.625/2024 da Seplag, visando garantir a continuidade e a eficácia da iniciativa, o que irá estabelecer as políticas de inclusão e diversidade como parte integrante da estrutura administrativa do Governo.
As inscrições de cada secretaria para integrar o projeto serão abertas no dia 1° de outubro, por meio do Portal SEI, com o encerramento previsto para o dia 31 de outubro. Serão enviados ofícios a todos os órgãos e entidades convidando-os para participarem do projeto, junto a divulgações e termos explicativos sobre a metodologia aplicada para premiação no Selo da Diversidade.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.