Dólar hoje R$ 5,998 Arapiraca, AL 28ºC Parcialmente nublado
Editorias
30/03/2021 15:29
Alagoas

Estado reabre Hospital de Campanha e amplia leitos para o combate à Covid-19

Unidade possui leitos clínicos e de estabilização e está pronta para receber pacientes encaminhados por meio da Central de Regulação
/ Foto: Assessoria
Redação com Agência Alagoas

Alagoas ganhou mais 142 leitos clínicos para pacientes infectados pelo novo coronavírus. As vagas estão disponíveis no Hospital de Campanha Dr Celso Tavares, reaberto nesta terça-feira (30) pelo governador Renan Filho e pelo secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres. A unidade, localizada no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro Jaraguá, em Maceió, conta ainda com oito salas de estabilização para pacientes que tiverem o quadro clínico agravado pela Covid-19, totalizando 150 novos leitos para tratar a doença.

De acordo com o governador, o hospital foi desativado em setembro do ano passado em decorrência da queda nos números da doença. “Chegamos a ter 1500 leitos no auge da pandemia, mas reduzimos esse número no segundo semestre para evitar despesas desnecessárias. Agora estamos abrindo novamente porque entendemos que o momento é delicado e estamos fazendo isso sem colapso na saúde. Isso demonstra o planejamento do Estado e eu espero que assim a gente consiga atenuar os efeitos da segunda onda”.

Para montar o Hospital de Campanha, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) investiu R$ 1.668.925,00. Cerca de 500 profissionais vão compor a equipe e o diferencial da unidade é a usina de oxigênio, que vai abastecer de forma independente os 142 leitos clínicos e as oito salas de estabilização, funcionando 24 horas por dia e com capacidade de gerar 13 m³ de oxigênio por hora.

“Por mais que tenhamos um colapso na rede de abastecimento do país, no Hospital de Campanha nosso oxigênio é independente e a gente está pronto para atender os pacientes encaminhados para cá. Essa usina e vários equipamentos que estão aqui ficam como legado para o estado e serão aproveitados na ampliação da nossa rede”, afirmou o secretário Alexandre Ayres.

Segundo a Sesau, a unidade já está pronta para receber pacientes encaminhados pela Central de Regulação de Leitos, que completa um ano operando e distribuindo melhor os doentes que precisam de hospitalização em Alagoas. Os leitos clínicos estão equipados com cama, fluxômetro, suporte de soro e oxímetro. Já as salas de estabilização contam com ventilador mecânico, monitor multiparâmetro, bomba de infusão de medicamentos e desfibrilador. A unidade hospitalar também conta com uma ambulância exclusiva para realizar as transferências.

“Poucos hospitais de campanha no Brasil têm essa estrutura e estamos animados para, com esses leitos de retaguarda, fortalecer o atendimento em outros hospitais, como o da Mulher que fica próximo daqui e que funciona praticamente só com leitos de UTI”, disse Renan Filho.

NOVO DECRETO

Durante a entrevista coletiva, o governador sinalizou que não deve flexibilizar as medidas de distanciamento social no próximo decreto que será anunciado nesta terça-feira (30), às 17h, no Palácio República dos Palmares.

“Estamos percebendo que as medidas de distanciamento começam a gerar efeitos e já reduziram a ocupação da rede hospitalar. Observamos também os internamentos em UTI caírem e isso deixa claro que precisamos manter um pouco mais essas medidas para que a gente não veja em Alagoas as pessoas morrerem por falta de UTI, como tem acontecido em outros estados do Brasil”, disse.

E o secretário de Saúde acrescentou: “A gente permanece em atenção com o crescimento dos casos, mesmo sentindo os efeitos de uma leve estabilidade nos números por conta da vacinação e também das medidas restritivas. Temos feito um esforço muito grande antes de colapsar e com mais esses 150 leitos passaremos a 60% de ocupação de leitos gerais; sem dúvida nenhuma é o melhor percentual entre os estados do Brasil, mas isso não significa que devemos relaxar”. 

Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Alagoas
KTO
KTO