A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) atualizou, na manhã deste sábado (2), as informações hidrometeorológicas e reforçou que as fortes chuvas dos últimos dois dias provocaram a elevação de todos os rios que cortam o Estado.
Confira, portanto, como está a situação:
Os níveis do rio Mundaú e de seus principais afluentes nas cabeceiras se mantém acima das cotas de transbordo nos municípios de Santana do Mundaú, São José da Laje, União dos Palmares, Branquinha e Murici. Em Rio Largo, a previsão é de que o volume ultrapassará a cota de transbordo ainda durante a manhã.
A situação é semelhante no rio Paraíba, que já transbordou na altura dos municípios de Paulo Jacinto, Viçosa, Cajueiro e Capela. Em Atalaia, há risco de transbordamento da calha principal do rio durante este sábado.
Os níveis das lagoas Mundaú e Manguaba estão em elevação. A Manguaba atingiu a cota de transbordo na manhã deste sábado no município de Marechal Deodoro e permanece com tendência de elevação. Com isso, há risco de transbordamento nos municípios de Marechal Deodoro, Pilar, Satuba, Santa Luzia do Norte, Maceió e Coqueiro Seco.
Limoeiro de Anadia amanhece ilhada e prefeito cobra do governo de AL reconhecimento de emergência no município
O nível do rio Jacuípe ultrapassou a cota de transbordo e permanece com tendência de elevação, atingindo o município de Jacuípe. O rio Coruripe atingiu a cota de transbordo em alguns pontos e permanece em elevação, impactando os municípios da bacia. As barragens de Coruripe e o Açude Igaci estão vertendo, impactando no município de Coruripe.
Os São Miguel, Jequiá, Conduípe, Traipú, Dois Riachos e Capiá estão em elevação, com pontos de transbordo e mantêm o mesmo risco neste sábado. Os rios Santo Antônio, Camaragibe e Manguaba estão em elevação, com pontos de transbordo nas calhas e mantêm o risco de transbordamento neste sábado.
O nível do rio Ipanema está elevado, porém com tendência de estabilização e diminuição durante este sábado. A área está sendo monitorada.
Ainda há risco de transbordamento dos pequenos rios e riachos de todo estado (incluindo a Região Metropolitana), devido ao acúmulo de chuva das últimas horas.
Fonte: Gazetaweb
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.