O primeiro dia da Arena Saúde, montada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) na quadra poliesportiva Ineide Nogueira, na cidade de São Miguel dos Campos, registrou 414 atendimentos. Com movimento intenso, nesta sexta-feira (18), o mutirão atendeu pacientes acometidos por doenças crônicas não transmissíveis, que são acompanhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.
Ao longo do dia foram realizadas 80 consultas com cirurgiões vasculares, incluindo 38 trocas de curativos por equipe especializada; 42 consultas com endocrinologista; 109 consultas com nutricionista e 40 consultas com clínico geral, com 23 encaminhamentos cirúrgicos. Também foram registrados 74 exames de ultrassom com Doppler, além de 70 rastreamentos de câncer bucal, com três casos suspeitos.
Presente à ação, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, destacou que o Arena Saúde é um programa desenvolvido pela Sesau para ajudar os municípios a zerar a fila de espera por consultas, exames e cirurgias. “Desde o início de nossa gestão trabalhamos alinhados com os municípios, que são os responsáveis pela Atenção Básica, porta de entrada para o SUS [Sistema Único de Saúde]. Com a integração entre Estado e municípios, vamos contribuir para desafogar as demandas dos municípios, principalmente após o auge da pandemia de Covid-19”, salientou.
A estrutura da Arena Saúde conta com nove salas, entre consultórios, sala de curativo e sala de medicação, triagem, antropometria e regulação. Todos os pacientes foram atendidos e, depois da consulta, se necessário, foram marcados os exames e as cirurgias. Os serviços da Arena Saúde serão retomados às 8 horas deste sábado (19) e serão disponibilizados até às 16 horas.
Beneficiados – Marlene da Silva, de 65 anos, moradora da cidade de São Miguel dos Campos, procurou atendimento com o médico vascular para dar início ao tratamento de circulação. “Vim me consultar com a médica de diabetes. O atendimento aqui no mutirão achei muito bom e todos os profissionais foram bem atenciosos”, ressaltou.
Aguardando por uma cirurgia de hérnia, Sebastião da Silva, de 47 anos, buscou atendimento após ser avisado por um agente de saúde. “Eu vim aqui me consultar com o médico cirurgião. Graças a Deus deu tudo certo! O atendimento foi muito bom e já estou com encaminhamento para minha cirurgia”, comemorou.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.