O bicentenário da Independência do Brasil será marcado, neste 7 de Setembro, com manifestantes tomando as ruas de Maceió em atos em defesa dos valores da liberdade. Vestindo verde e amarelo, os participantes estarão concentrados a partir das 9h desta quarta-feira, na Praça Vera Arruda, onde seguirão em passeata pelas principais avenidas da orla da capital.
Além da capital alagoana, cidades como Arapiraca e São Miguel dos Campos contam com programações especiais neste sentidos. Os atos foram convocados de forma pacífica. Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) são esperados num movimento que reafirma a luta pela família, fé, pátria e Deus.
O senador Collor, um dos grandes apoiadores, estará presente nos eventos e afirma que estar nas ruas de Alagoas é uma defesa pelos valores com liberdade. "A liberdade de proteger nossas famílias, educar nossos filhos, professar nossos valores e fé, e sobretudo defender a vida. A nossa luta é por um estado e uma nação que nos orgulhem. Com fé em Deus e em nosso povo, o Brasil continuará seguindo no rumo certo", disse.
"Sete de Setembro será o dia de irmos todos às ruas pela defesa de nossas famílias, nosso país e da nossa liberdade. Mais uma vez estaremos nas ruas e será uma festa repleta de famílias que amam o nosso país. Desde o início da semana, a orla de Maceió já está toda enfeitada com bandeiras do Brasil. Chegou a hora de clamar por nossa liberdade. A nossa expectativa é de que tenhamos a maior manifestação que o Brasil já viu", acrescentou o vereador Leonardo Dias.
O presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição, convocou as famílias brasileiras a irem às ruas para participar dos atos e pediu que as manifestações ocorram em paz e harmonia para saudar os 200 anos da independência do Brasil. Ele confirmou que estará na manifestação de Brasília, na manhã desta quarta (7), e na de Copacabana, no Rio de Janeiro, no período da tarde. “A festa é nossa, é do nosso Brasil. É da nossa bandeira verde e amarela”, disse Bolsonaro.
DESFILE CÍVICO
Cerca de 7 mil pessoas são esperadas, nesta quarta-feira, em Maceió, para acompanhar o tradicional desfile cívico-militar de 7 Setembro. A atração fica por conta da participação direta de 1.600 integrantes das forças de segurança que atuam no Estado, o que gera grande expectativa do público.
Foram dois anos sem a realização do desfile devido à pandemia da Covid-19. Em 2022, a data, além de ser especial, deve levar às ruas da capital, alagoanos vestindo as cores verde e amarelo para demonstrar o patriotismo e celebrar o momento tão aguardado.
A abertura do desfile, marcada para as 9h, acontecerá na Avenida da Paz, local onde foi montada uma estrutura de arquibancada que, segundo a organização, comporta 800 pessoas. "Também haverá o platô onde o governador recebe as formalidades do desfile militar, espaço para a imprensa. Tudo organizado para receber o público deste ano. A expectativa é que cerca de 7 mil pessoas acompanhem o desfile; essa estimativa é fazendo um comparativo com anos anteriores", explica a Major Elaine, do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas.
Ainda de acordo com a major, 126 policiais militares estará atuando para garantir a segurança do evento. "Teremos policiamento radio motorizado, a pé e de motocicletas. Além de todo efetivo diário fazendo a segurança de toda a cidade. O evento não prejudica a segurança das demais localidades tendo em vista todo um planejamento prévio para eventos desse porte", acrescentou.
O início das comemorações será com a Banda de Música do Exército Brasileiro (59° Batalhão de Infantaria Motorizado-BIMtz) e contará com a revista das tropas, reunindo autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Entre as atrações, está ainda o sobrevoo dos helicópteros do Grupamento Aéreo da SSP-AL, bem como a simulação de técnicas e estratégias de segurança que fazem parte da rotina dos policiais.
Representantes da Marinha (Capitania dos Portos em AL), Exército (59º BIMTz), Aeronáutica (Destacamento Aéreo de Maceió), Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Penal, Detran, Perícia Oficial e Programa Ronda no Bairro desfilarão pela principal avenida seguindo até o Memorial à República, em Jaraguá.
Em Arapiraca, a programação - estabelecida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte - terá início na Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho, com o hasteamento dos pavilhões, às 7h30, seguido da missa solene, às 8h, e desfile, às 9h15. A concentração do desfile será na Avenida Rio Branco, em frente ao Clube dos Fumicultores, com apresentação das tropas ao prefeito Luciano Barbosa.
GRITO DOS EXCLUÍDOS
Movimentos sociais, religiosos e centrais sindicais, entre elas a CUT, se unem mais uma vez para o tradicional Grito dos Excluídos, mobilização que acontece em todo o país no dia 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, desde 1995.
As pautas do Grito dos Excluídos vão da defesa da democracia à luta por inclusão, direitos, políticas públicas que garantam dignidade às populações mais vulneráveis como segurança, saúde e educação.
Todo ano, um tema é destacado para ser o foco das manifestações. O tema de 2022, ano do bicentenário da independência e 28º Grito dos Excluídos, é justamente a independência. O grito de luta vai questionar: “Independência para quem”? O objetivo é refletir sobre a trajetória do Brasil e de sua população mais pobre – população que ficou fora do centro das políticas da maioria dos governos ao longo desses 200 anos.
BLOQUEIO NO TRÂNSITO
Para auxiliar na organização do desfile de 7 de Setembro, o público terá orientação do Batalhão Policial de Trânsito (BPTran) e da Superintendência Municipal de Transportes de Trânsito (SMTT) da capital, que vão interditar alguns pontos de acesso ao local do evento, a partir das 5h50 até às 14h.
Pelo lado Sul, os principais pontos de bloqueio para veículos em direção à Avenida da Paz serão a rotatória da Braskem, no Pontal da Barra – desviando o fluxo proveniente do Pontal para a Av. Senador Rui Palmeira; e a convergência da Av. Assis Chateaubriand com a Rua Dr. Jorge de Lima – em frente ao Posto BR, no bairro do Trapiche da Barra.
Já pelo lado Norte da capital, o trânsito será bloqueado na Lojas Americanas, no Centro – Rua Barão de Anadia, desviando o fluxo para a Rua do Imperador; Rua Silvério Jorge com a Av. Humberto Mendes; Rua do Uruguai com a Rua Silvério Jorge (por trás da Capitania dos Portos, em Jaraguá) e em frente ao Cais do Porto, desviando o fluxo para a Rua Sá e Albuquerque, também no Jaraguá.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.