O Ministério Público do Estado de Alagoas (MP-AL) recomendou que as delegacias especializadas do estado ofereçam atendimento multidisciplinar, com profissionais capacitados, para mulheres vítimas de violência. A recomendação foi publicada no Diário Oficial nesta sexta-feira (19).
A recomendação, que também é válida para a Central de Flagrantes, propõe a capacitação periódica e obrigatória dos policiais que atuam no atendimento à mulher vítima de violência.
O texto cita ainda a importância de profissionais das áreas de serviço social e psicologia atuarem no atendimento a essas mulheres.
O MP aponta para a importância de a vítima de violência ser acolhida de forma humanizada em delegacias especializadas e que todo processo burocrático não seja um obstáculo para que denúncias sejam feitas.
“Quando a mulher se encoraja e decide por fim ao relacionamento abusivo, ela se encontra em estado de extrema vulnerabilidade. Se ela se depara com um ambiente hostil, se é submetida a uma peregrinação entre órgãos e instituições, ela fica ainda mais fragilizada. Além disso, a mulher precisa ser informada sobre todos os direitos que lhe são assegurados pela Lei Maria da Penha”, disse a promotora Ariadne Dantas Meneses.
A recomendação do MP acontece após inquérito civil instaurado para apurar as condições de atendimento à mulher vítima de violência nas delegacias especializadas de Alagoas.
Fonte:G1
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.