Dólar hoje R$ 5,438 Arapiraca, AL 18ºC Parcialmente nublado
Editorias
18/02/2021 08:26
Alagoas

Mulher e idosa de Alagoas são diagnosticadas com a nova variante do coronavírus

Com a confirmação da variante, que é mais transmissível, é necessário a população reforçar os cuidados na proteção e prevenção
/ Foto: Ilustração
Laís Pita

É verdadeira a informação que foi detectada em Alagoas a nova variante brasileira do SARS-CoV-2 originada no Estado do Amazonas. Uma nota informativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) circula no WhatsApp e a secretaria já confirmou uma coletiva para esta quinta-feira (18).

Os dois casos registrados em Alagoas são nas cidades de Viçosa e Anadia. A mulher que mora em Viçosa tem 36 anos e teria viajado para Manaus no dia 22 de janeiro, onde ficou por quatro dias e teve contato com familiares com quadro gripal, mas sem confirmação para covid-19. No dia 25 de janeiro a paciente apresentou dispneia e tosse e retornou para Alagoas no dia 26. No dia 29 houve a detecção do caso suspeito da nova variante, que foi confirmado pela Sesau.

A paciente de Anadia trata-se de uma idosa de 64 anos. A idosa não tem histórico de viagem ou contato com alguém do Amazonas ou qualquer outro Estado fora de Alagoas. Ela começou a apresentar sintomas no dia 19 de janeiro, com tosse, coriza, mialgia e moleza. No dia 25/01 realizou-se a coleta para pesquisa de SARS-CoV-2 por RT-PCR, que confirmou a infecção.

Desde já a Sesau reforça que apesar de Alagoas ter recebido pacientes do Amazonas, para assistência médica nos Hospitais da Mulher, Metropolitano e Universitário, as pacientes infectadas com a nova variante do coronavírus não tiveram nenhum tipo de contato com os pacientes trazidos para Alagoas.

Devido ao novo cenário de Saúde no Estado, com a confirmação da variante, que é mais transmissível, é necessário a população reforçar os cuidados na proteção e prevenção, com o uso obrigatório de máscara em ambientes públicos; manutenção da etiqueta social; higienização adequada e frequente das mãos; ações que visem e promovam o distanciamento social.

É importante ressaltar também que tais medidas se fazem mais necessárias neste momento, devido à iminente entrada na sazonalidade de doenças respiratórias no meio, período em que sabidamente aumenta a ocorrência de diversas doenças respiratórias. 

Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Alagoas
KTO
KTO