Entre 3 mil e 5 mil atendimentos são estimados no mutirão de perícias médicas, anunciado pelo INSS [Instituto Nacional do Seguro Social], que começa nesta segunda-feira (23) e segue até 29 de outubro, em Maceió.
Os procedimentos serão feitos na agência da Previdência Social, localizada na Travessa Dona Constância, no bairro do Poço. Na manhã desta segunda, era grande o número de segurados à espera do procedimento.
A capital alagoana foi escolhida pelo Ministério da Previdência Social para o início destes mutirões regionalizados para atender segurados que aguardam atendimento de perícia médica há mais de 45 dias.
De acordo com o gerente-executivo do INSS em Alagoas, Marcos Figueiredo, os atendimentos serão para requerimentos agendados para concessão de Auxílio Doença, de benefício por incapacidade temporária, além dos benefícios de prestação continuada.
Nestes casos, ele orienta aos segurados a entrar em contato com a Previdência Social, pela Central 135, aplicativo Meu INSS ou no site meu.inss.gov.br para reagendar na semana do mutirão. Os novos pedidos também poderão ser agendados neste período, caso tenha vaga.
“O critério para o atendimento é por ordem de agendamento. O INSS não tem corpo técnico suficiente para fazer contato com os segurados e estabelecer as linhas de prioridade”, destacou Figueiredo.
Ele informou que não dispõe do quantitativo de perícias pendentes em Alagoas. Este tipo de informação é de responsabilidade do Departamento de Perícia Médica Federal (DPMF).
“Esse mutirão vai causar um impacto na fila e quem está aguardando há muito tempo este procedimento de perícia médica. As vagas serão abertas paulatinamente e já podem ser agendadas nos canais do INSS. Uma média de 300 vagas serão disponibilizadas por dia”, frisou.
O próprio segurado poderá pedir a antecipação do exame. Esta é primeira vez que se faz uma frente de mutirões nesse formato. O Ministério da Previdência Social montou uma força nacional de perícia médica com peritos de outras regiões, sobretudo do Sul do país para reforçar a ação.
Programa de enfrentamento
A ação regionalizada faz parte do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS), que desde junho vem realizando atendimentos de avaliação social, administrativo e perícias médicas em diversas regiões do país.
O mutirão em Maceió seguirá o mesmo molde do que está em andamento no Maranhão, que até o dia 25 estima atender mais de mil pessoas na Agência da Previdência Social Bom Menino.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.