Fiscais da Gerência de Monitoramento e Fiscalização do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) fizeram 12 autuações, somando um total de R$ 237.170,00, para coibir infrações ambientais em empreendimentos de mineração.
A ação aconteceu entre os dias 3 e 5 de novembro nas cidades de Arapiraca, Atalaia, Murici e Rio Largo, como parte da Operação Interagências Spartacus, desencadeada pelo Exército Brasileiro. Além do IMA/AL, participaram também a Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL), o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, Ministério Público do Trabalho (MPT), Polícia Civil de Alagoas e o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE PM/AL).
O objetivo da operação é fiscalizar empresas que comercializam armas de fogo, munições, armas de pressão e insumos munições, acessórios para arma, explosivos, blindagem, artifícios pirotécnicos e produtos químicos controlados pelo Exército.
As 12 infrações ambientais constatadas pelos fiscais do IMA somaram R$ 237.170,00 em multas, além de ocasionarem em quatro embargos de empreendimentos. O armazenamento irregular de resíduos foi o crime mais recorrente, seguido pela ausência de licença ambiental.
Essas irregularidades na atividade mineradora podem ocasionar graves danos ambientais, por isso a importância da atuação dos órgãos competentes e a colaboração da população através de denúncias nos canais oficiais.
A sociedade pode enviar relatos de infrações ambientais no aplicativo IMA Denuncie, disponível para Android e iOS. A ferramenta permite o envio direto de denúncias para a Gerência de Monitoramento e Fiscalização do IMA, com a possibilidade de anexar geolocalização e imagens.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.