Penedo, no Sul de Alagoas, às margens do Rio São Francisco, foi a cidade escolhida pelo governo federal para representar o Brasil na categoria “Cinema” na seleção para compor a Rede de Cidades Criativas da Unesco e receber o título de Cidade Criativa do Cinema. Essa conquista coloca Penedo em destaque como um polo criativo cinematográfico e fortalece a visibilidade do turismo brasileiro a nível internacional.
A escolha do município ocorreu na quinta-feira (22), após reunião de comitê formado por técnicos dos ministérios do Turismo, da Cultura e da Comissão Nacional para a UNESCO no Brasil. Apenas duas cidades brasileiras foram escolhidas para concorrerem a vagas da Rede. O Rio de Janeiro é o representante da categoria Literatura.
Agora, as cidades passarão pela apreciação da Unesco entrar no grupo de cidades brasileiras que evidencia os destinos como especialistas em suas categorias, ampliando a visibilidade do turismo brasileiro na comunidade internacional.
Penedo é a cidade do cinema. O Circuito Penedo de Cinema vai realizar sua 13ª edição entre os dias 13 e 19 de novembro. O evento fomenta a cultura cinematográfica em Alagoas, estimulando à produção e à formação de mão-de-obra para o setor, fazendo girar esse promissor mercado e a cadeia produtiva da indústria do audiovisual alagoana e nacional.
O Circuito Penedo de Cinema nasceu da junção de quatro eventos do cinema alagoano (Festival de Cinema Universitário de Alagoas e Encontro de Cinema Alagoano; Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental; e Festival do Cinema Brasileiro).
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destacou a importância da escolha da cidade como polo criativo do Cinema.
"A escolha de Penedo como representante do Brasil na Rede de Cidades Criativas da UNESCO é motivo de grande orgulho para o estado. Essa conquista é resultado do comprometimento e da dedicação da cidade em promover a cultura como pilares fundamentais do desenvolvimento criativo. O Governo de Alagoas está comprometido em apoiar e colaborar com o município nessa jornada, buscando potencializar ainda mais o impacto positivo que a cultura e o cinema podem ter em nossa sociedade”, disse a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.
A Secretária Municipal de Cultura, Lazer e Juventude de Penedo, Teresa Machado, falou sobre o potencial criativo e cinematográfico de Penedo.
"Ser selecionada para representar o Brasil na categoria "Cinema" na Rede de Cidades Criativas da Unesco é uma oportunidade extraordinária para destacar o potencial criativo e cinematográfico de Penedo. A inclusão em uma rede global de cidades criativas nos permitirá compartilhar experiências, boas práticas e desenvolver sinergias com outros destinos criativos ao redor do mundo. Estamos determinados a fortalecer ainda mais nossos esforços na área do cinema, construindo parcerias, incentivando talentos locais e atraindo investimentos nessa indústria.", disse
As dez cidades que já fazem parte da Rede de Cidades Criativas são: Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG), na categoria de Gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), na categoria de Design; Salvador (BA), em Música; Santos (SP), no Cinema; e João Pessoa (PB), como Cidade Criativa do Artesanato e Artes Populares.
A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, destacou a importância da promoção da criatividade para o desenvolvimento do setor.
"O Brasil é o terceiro país com mais cidades criativas na Rede, tendo 12 municípios já agraciados com o título e ficando atrás apenas da China e da Itália. Estamos orgulhosos de tantas candidaturas que chegaram aos nossos técnicos e parabenizamos a todos, em especial às duas cidades selecionadas, pelo empenho em mostrar o potencial criativo do nosso país", comemorou.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.