Na data de 19 de abril é comemorado o Dia do Exército Brasileiro. Em Alagoas, o 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BI Mtz) promoveu uma solenidade militar nas dependências do quartel, no Farol, em Maceió. O ato que celebra os 374 anos da instituição foi marcado por uma cerimônia militar com outorga de medalhas, leitura da Ordem do Dia e desfile da tropa.
A "Medalha Exército Brasileiro" foi entregue a militares que compõem o batalhão e ao seu comandante Tenente-Coronel Rodrigo de Almeida Paim; ao Coronel Wellington Bittencourt, Comandante Geral da PM-AL; ao Delegado-Geral da Polícia Civil, delegado Carlos Reis e à senhora Marcilene Santos, esposa de um sargento do EB, representando a família militar. A honraria destina-se a distinguir distinguir cidadãos e instituições civis, brasileiras ou estrangeiras, integrantes da Marinha, da Aeronáutica e das Forças Auxiliares, que tenham praticado ação notável ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército.
Após cumprir os ritos militares e finalizada a cerimônia, o comandante do 59º BI Mtz se dirigiu aos convidados: "Deixo aqui a nossa gratidão pelo que as instituições aqui representadas significam para o Batalhão. É uma honra entregar estas medalhas aos senhores e à senhora. Não teríamos condição de cumprir nossa missão sem este apoio. Aos nossos agraciados, o nosso muito obrigado", destacou o Tenente Coronel Paim.
"Como força auxiliar que somos, a Polícia Militar de Alagoas parabeniza e enaltece nosso Exército Brasileiro. Quero agradecer ao EB e ao Comandante Paim pelo respeito, pela deferência e pela medalha que estendo e dedico à minha família e aos mais de 7 mil homens e mulheres de nossa Corporação. Dirijo-me ao Tenente Coronel Paim e, de maneira pessoal, posso destacar o amor fraterno e gratidão que a missão institucional nos permite construir", disse o Coronel Wellington Bittencourt.
Veterano
Encerrada a cerimônia militar, os convidados participaram de um segundo momento. Foi realizada ainda uma homenagem a um militar veterano do EB. Trata-se do senhor Oliveiros José Maranhão de Araújo, pai do Coronel Wellington Bittencourt.
Senhor Oliveiros serviu como praça do 59°BIM Tz, no ano de 1964, na 2ª Companhia do Batalhão que, à época, era denominado 20° Batalhão. O veterano foi agraciado com a Medalha Hermes da Fonseca e recebeu ainda um diploma contendo seus assentamentos e alterações referentes ao tempo de serviço e uma camisa do Batalhão "Caçador".
"Minha inspiração militar deu-se pela forma de ouvir meu pai falar, com tanto amor, de servir ao Exército. Mesmo seguindo outros caminhos, meu pai sempre falou com admiração sobre vestir a farda, sobretudo em um ano tão emblemático na história brasileira e das Forças Armadas. Quero aqui agradecer ao comandante Paim e, claro, ao meu pai e, principalmente, ao Deus Todo-Poderoso por nos permitir viver um momento como este", disse emocionado o Coronel Bittencourt.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.