A terça-feira (26) é de treinamento para os 180 profissionais da saúde do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, que estão a serviço da Unidade AVC (Acidente Vascular Cerebral) da instituição hospitalar. A capacitação é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o programa Angels, iniciativa internacional da Boehringer, que busca qualificar os centros de AVC.
Os profissionais foram divididos em três turmas para que pudessem acompanhar todo o treinamento e participar ativamente das ações. “Os profissionais do Hospital de Emergência sempre estão dispostos a adquirir conhecimento. Então, quando surge uma oportunidade como esta, a adesão é enorme. A equipe é excelente e quanto mais qualificada, mais possibilidades de atender a demanda e salvar vidas”, ressaltou a fonoaudióloga Bárbara Albuquerque, gerente do HEA.
No cronograma de treinamento estão a apresentação do projeto Angels, tratamento do AVC, epidemiologia do AVC, classificação, AVC e os lobos cerebrais, sintomas, condições clínicas, fatores de risco, fluxograma ideal, além de simulações de atendimento.
“O Angels é um programa muito importante, porque ele promove não apenas um treinamento pontual com o protocolo do AVC, mas, também, a longo prazo, de educação continuada. O que precisa melhorar, identificar os fatores e buscar a excelência nos atendimentos. O Hospital de Emergência é referência e tem sido muito importante para salvar vidas”, disse Matheus Pires, médico neurologista, coordenador do Programa AVC Dá Sinais da Sesau.
“Além de atualização com as informações sobre o protocolo AVC, vai deixar todo muito capacitado para receber o certificado. Todos os servidores da Unidade AVC participam desta qualificação”, ressaltou Guacyra Almeida, coordenadora-médica da Unidade AVC do HEA.
Mortes – A enfermeira Marília Holanda, responsável pelo treinamento do programa Angels, explica que é sempre necessário que mais profissionais sejam treinados e capacitados para atender os pacientes. “Estes treinamentos são fundamentais para a equipe ficar bem alinhada nos diversos setores e, assim, garantir a qualidade no atendimento ao usuário”, afirmou.
O HEA abriu as portas da Unidade AVC há 8 meses, dentro do Programa AVC Dá Sinais do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A unidade funciona através de um fluxo regulado pelos profissionais de saúde, via aplicativo Join.
Fonte: Assessoria Sesau
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.